O município de Segredo adotou uma solução inovadora e sustentável, o Aedes do Bem, para controlar o mosquito da dengue na cidade. Aprovada em biossegurança para uso comercial pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), a tecnologia foi desenvolvida pela multinacional de biotecnologia inglesa Oxitec, empresa fundada na Universidade de Oxford, na Inglaterra, e presente no Brasil desde 2011.
O Aedes do Bem é uma solução biológica segura e eficaz que usa mosquitos Aedes aegypti machos autolimitantes – que não picam, não transmitem doenças e combatem a própria espécie com ação larvicida fêmea-específica que tem 100% de eficácia.
LEIA TAMBÉM: Unisc apresenta resultados de projeto para monitoramento do Aedes aegypti em Vera Cruz
Publicidade
O produto é composto por uma caixa reutilizável que recebe refis contendo os ovos do Aedes do Bem. Ao serem ativados com água, os ovos nos refis eclodem e os insetos machos se desenvolvem no interior da Caixa do Bem. Assim que os machos atingem a fase adulta, em cerca de 10 a 14 dias, eles voam para o ambiente urbano, acasalando com as fêmeas do Aedes aegypti – que picam e são responsáveis pela transmissão de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Desse cruzamento, apenas os descendentes machos chegam à fase adulta, herdando a característica autolimitante.
O resultado é a queda do número de fêmeas que picam e transmitem doenças e, consequentemente, o controle populacional direcionado do Aedes aegypti – sem causar danos ao meio ambiente e a insetos benéficos e sem ser tóxico para os moradores.
LEIA TAMBÉM: Levantamento revela alto risco de infestação por Aedes Aegypti em Santa Cruz
Publicidade
Na área urbana da cidade, 28 Caixas do Bem serão instaladas em pontos distribuídos estrategicamente. A solução será aplicada em áreas de maior criticidade de infestação, como o Bairro Nossa Senhora Aparecida e alguns pontos de grande circulação, como o cemitério, escolas e centros de saúde. A equipe de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, treinada pelo time de Operações da Oxitec, será responsável pela instalação das Caixas do Bem na área urbana, realizando a troca dos refis a cada 28 dias.
A venda da solução foi realizada pela empresa Rentokil, distribuidora oficial do Aedes do Bem no Rio Grande do Sul. Além das Caixas do Bem, o município contará com a tecnologia MiAedes, desenvolvida pela Rentokil, que distribuirá dez armadilhas mosquitraps para monitoramento de infestação do inseto em tempo real.
LEIA TAMBÉM: Entenda qual a diferença entre pernilongo e mosquito da dengue
Publicidade
A diretora da Oxitec Brasil, Natalia Ferreira, afirma que a possibilidade de implantação da solução em Segredo mostra que o poder público busca novas soluções para controlar o Aedes aegypti. “Segredo se destaca ao adotar uma solução segura, sustentável e altamente eficaz. O País tem sofrido ano após ano com os altos índices de infestação do mosquito, e precisamos agir rapidamente”, afirma Natalia.
Para a secretária de Saúde de Segredo, Vanusa de Fátima Fernandes, a adoção da tecnologia da Oxitec é de grande importância para a cidade, que já sofreu muito com o surto de arboviroses em 2023. “A parceria com a Oxitec e com a Rentokil está proporcionando aos munícipes qualidade de vida por meio da prevenção, sem uso de inseticidas. A estratégia irá combater o mosquito Aedes aegypti, que é propagador de doenças graves como a dengue.”
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.