A Procissão das Criaturas é reconhecida por levar milhares de pessoas às ruas com o desfile temático. No entanto, o evento também é destaque por movimentar diversos setores, como o comércio. Além da venda de roupas e acessórios que compõem as mais diversas fantasias dos participantes, a Procissão das Criaturas fomenta o faturamento de empresas de Santa Cruz do Sul e da região nos setores de hospedagem, alimentação, bebidas e serviços, entre outros.
A gerente-geral do Charrua Hotel, Cristiane Holanda, diz que não há mais disponibilidade de leitos no sábado, 28, dia em que vai ocorrer o evento. “Muitas pessoas pediram reserva para participar do desfile. Este ano está um pouco diferente porque haverá outras atividades”, acrescenta. Ela relembra que na edição passada o hotel fechou com 70% de ocupação. Segundo Cristiane, o faturamento aumenta nesta época do ano.
LEIA MAIS: Desfile temático da Procissão das Criaturas terá trajeto mais longo neste ano
Publicidade
Uma estimativa realizada em parceria com um dos organizadores da Procissão das Criaturas, Eduardo Dalla Costa, o sócio-proprietário da Agridoce, Gelson Rohloff, e o sócio-proprietário da Hbier, Henrique Dopke, indica que o comércio garantiu cerca de R$ 1 milhão em vendas na edição passada do evento. A pesquisa levou em consideração que cada participante gastou em média R$ 20,00 em qualquer setor do comércio, sendo que o público final chegou a 50 mil.
Henrique afirma que o consumo do público direto na cervejaria é sempre bom para o faturamento. “Representa em torno de 2% a 5% num evento desse porte. E vem crescendo”, reitera. Nesta edição, a Hbier estará com um estande de vendas em frente ao Palacinho, no evento Ceva na Rua, da Associação dos Cervejeiros e das Cervejarias de Santa Cruz do Sul (Acersc), que vai compor a programação da Procissão das Criaturas.
LEIA MAIS: Desfile, feira e cervejarias: veja atrações da Procissão das Criaturas deste ano
Publicidade
Tendo sido surpreendido positivamente pela edição de 2022 da Procissão das Criaturas, Gelson Rohloff acredita que neste ano o faturamento deve aumentar na Agridoce e em outras empresas. “O aumento é pontual, no dia do evento. Mas podemos dizer que dobra o faturamento, com certeza”, afirma. Rohloff também é sócio-proprietário da Cervejaria Guitera Brewers, que vai integrar o Ceva na Rua junto de outras cervejarias e food trucks.
Em clima de Procissão das Criaturas, a gerente da Clip Graffite, Jaqueline Freese, conta que o movimento na busca de fantasias e acessórios já é intenso desde o início de outubro. “Alguns compram fantasias completas, outros compram itens que faltaram. O evento impacta bastante no movimento”, salienta. Conforme Jaqueline, os itens mais vendidos variam entre acessórios, tintas faciais, maquiagem e também produtos de papelaria. “Muitas pessoas usam da criatividade e elaboram fantasias que demandam esses materiais”, revela.
LEIA MAIS: Ações sociais da Procissão das Criaturas serão voltadas à ONG Cavalo de Lata
Publicidade
E por falar em maquiagem, esse é um assunto de que Iana Weschenfelder entende bem. A maquiadora profissional destaca que a Procissão das Criaturas sempre foi um evento impactante na vida dela, pois a incentivou a aprimorar as técnicas da maquiagem artística. “É um momento que envolve todas as pessoas que se permitem viver o momento da magia”, expressa Iana. De acordo com ela, o movimento em busca de maquiagem aumenta durante o mês de outubro. “Eu me sinto honrada em participar desse evento incrível.”
Além do desfile temático da Procissão das Criaturas, que terá concentração às 18 horas e deve começar às 20 horas, a programação vai contar com eventos colaborativos e independentes. A partir das 10 horas, haverá uma Feira de Quadrinhos Comic Sul na Casa das Artes Regina Simonis, com organização de Rafael Amorim.
VÍDEO: Procissão das Criaturas: relembre alguns momentos da programação de 2022
Publicidade
A partir das 17 horas ocorrerá o Ceva na Rua, que deve receber o público do desfile na Praça da Bandeira. Em caso de chuva, a organização antecipa que o evento será realizado no dia seguinte, no domingo, 29, nos mesmos horários. Para saber mais sobre informações e novidades na programação da Procissão das Criaturas, siga o evento no Instagram pelo @procissaodascriaturas.
O evento ocorre desde 2015. Neste ano, o projeto Procissão das Criaturas tem o patrocínio do Município de Santa Cruz do Sul. O apoio é de Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo e Charrua Hotel, com realização de Ana CriaTudo, Gazeta Grupo de Comunicações e Dalla Costa Brothers.
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE A PROCISSÃO DAS CRIATURAS
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.