Categories: Regional

Sede do governo estadual é instalada na Fenachim durante abertura da festa

A 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) 2022, a festa da retomada, foi aberta oficialmente na manhã desta sexta-feira, 6, em Venâncio Aires. A cerimônia oficial ocorreu no Chimarródromo, espaço que a partir desta edição da festa contará com estrutura fixa em frente ao Ginásio de Exposições, e contou com a presença de autoridades e convidados no Parque Municipal do Chimarrão.

A sede do governo do Estado foi transferida, temporariamente, para o local da festa. O governador Ranolfo Vieira Júnior e uma equipe de secretários de Estado participaram da abertura oficial da Fenachim e do ato de assinatura do decreto de transferência da sede de governo. A iniciativa faz parte do projeto Avançar pelo Rio Grande – Governo na Comunidade, que já levou a sede do executivo estadual para Torres, Soledade e Santa Rosa. O objetivo do projeto é aproximar o governo dos municípios e dos moradores, além de promover feiras e eventos que ocorrem no Estado.

LEIA TAMBÉM: 16ª Fenachim terá dois dias com entrada gratuita para todos os públicos

Publicidade

“Venâncio Aires é a capital nacional do chimarrão e sabemos da representatividade do chimarrão para os gaúchos, na nossa cultura e na nossa história. Com este projeto, prestigiamos municípios e grandes eventos como a Fenachim. É uma forma de fomentarmos os setores de turismo e de eventos, duas áreas muito atingidas pela pandemia. Este projeto também tem o objetivo de promover a interação com os municípios e as comunidades e ouvir as pessoas. Durante toda a minha vida pública, estive interagindo com as pessoas, essa é a ideia aqui também”, disse o governador. 

O evento iniciou com a apresentação da Banda do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), de Santa Cruz do Sul. Depois a apresentação ficou por conta da Orquestra de Venâncio Aires, sob a regência do maestro Daniel Böhm. As soberanas da Festa, a rainha Veridiana Röhsler e as princesas, Lavínia Giehl e Alexandra Keller, acompanharam o momento. “Nós estamos muito felizes porque entregamos muitos convites ao longo dos últimos meses e muitos prefeitos da nossa região estiveram aqui presentes. Eu acho que é muito gratificante ver que as pessoas que nós convidamos se sentiram especiais para viverem este momento conosco de comemoração, de celebração, não só do chimarrão, mas da vida. Foi muito citado que esta é a festa da retomada, e acho que é isso que estamos celebrando aqui, a retomada de eventos culturais, a retomada do turismo e por isso estamos recebendo já neste segundo dia de festa, muitas pessoas de fora de Venâncio Aires. Isso é muito gratificante, muito especial este momento”, ressaltou a rainha Veridiana.

LEIA TAMBÉM: Dilsinho e Hugo e Guilherme na Fenachim e outras opções para curtir o fim de semana; confira

Publicidade

O presidente da 16ª Fenachim, Vilmar de Oliveira, enfatizou que as visitas das autoridades na festa foram resultado das divulgações realizadas. “Uma recepção muito bonita, muito prestigiada pelas autoridades, acho que isso tudo é reflexo das visitas que fizemos, dos convites que efetuamos com as autoridades. Para nós foi uma honra receber toda essas autoridades no município que vieram aqui prestigiar a festa”, destaca. O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, exaltou a Fenachim da retomada, destacando que ela se consolida como uma das maiores festas do Rio Grande do Sul. Também aproveitou para divulgar os potenciais econômicos e sociais do município, os investimentos em infraestrutura e saúde e desejou boas-vindas para todos os visitantes pelos próximos dez dias de festa.

Ao fim da abertura oficial, foi realizado um brinde de chimarrões entre as autoridades presentes no palco e soberanas da festa. A 16ª Fenachim se estende até o domingo, 8, e segue entre os dias 11 até 15 de maio, no Parque Municipal do Chimarrão, em Venâncio Aires. 

LEIA MAIS: Confira as atrações da Fenachim nesta sexta-feira

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.