Política

Secretários que disputarão a eleição na região confirmam saídas; veja

Uma das definições do calendário eleitoral é o período para desincompatibilização daqueles que foram nomeados em cargos públicos. Entre esses possíveis candidatos no pleito de outubro estão os secretários municipais. Eles têm até esta sexta-feira, 5, para deixar as posições que ocupam, caso busquem vagas no Legislativo.

Em Santa Cruz do Sul, pelo menos três vão deixar seus postos. Wagner Machado (PSB), que estava na Educação, já fez até momento de despedida entre os colegas; os outros que sairão são Roberta Pereira (PP), do Desenvolvimento Social; e Marcelo Corá (Republicanos), da Cultura. Os nomes de quem irá substitui-los ainda não foram confirmados. Apenas na Educação deve ser efetivada a indicação do PDT para substituir Machado – a atual vice-presidente da sigla, Asta Neusa Tornquist. Cesar Cechinato (PSDB), do Desenvolvimento Econômico e Turismo, também é cotado, mas ainda não confirmou destino político.

LEIA TAMBÉM: PSB filia vereador Luizinho Ruas, secretário Wagner Machado e lideranças de bairro

Publicidade

Em Venâncio Aires, as alterações já foram anunciadas e os novos titulares assumem na segunda-feira. Seis novos secretários municipais assumem a titularidade de pastas que terão secretários licenciados para concorrer nas eleições de outubro. Com o desligamento dos titulares amanhã, as pastas serão comandadas por assessores ou coordenadores que já vinham atuando nas secretarias, mantendo assim a continuidade dos trabalhos em andamento.

A posse dos novos secretários está marcada para a próxima segunda-feira, às 7h30, na sala de reuniões da Prefeitura. Nas pastas da Saúde e Infraestrutura e Serviços Públicos, Tiago Quintana e Sidnei Ferreira deixam a titularidade para reassumir suas cadeiras na Câmara de Vereadores. Em seus lugares ficam Alan Flores da Rosa, enfermeiro que vinha respondendo como coordenador de Unidades Básicas; e Jorge Sbruzzi, chefe do Controle de Máquinas.

Nas secretarias de Habitação e Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Rural de Venâncio Aires, vão para os lugares de Ricardo Landim e Celso Ferreira os assessores Camilla Capelão e Gustavo Von Helden. Na Secretaria de Meio Ambiente, a valorização se dará à servidora de carreira Carin Gomes, que vai desempenhar a função antes exercida por Nilson Lehmen; enquanto Sandro Kroth, atual coordenador de Cultura, passa a responder por toda a pasta de Cultura e Esportes, no lugar de José da Rosa.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Janela de transferência reconfigura a Câmara de Vereadores de Santa Cruz

O prefeito Jarbas da Rosa destaca que as escolhas em cada secretaria acontecem de forma natural, valorizando o trabalho técnico que já vinha sendo executado. “Buscamos uma solução de continuidade. Não é o momento de inventar nada de novo. É preciso dar seguimento ao trabalho, estabilidade para as equipes e para o governo concluir suas entregas nestes dez meses de mandato que a população nos confiou”, disse o prefeito.

Outro prazo que se esgota no dia 5 de abril é a transferência partidária de integrantes do Legislativo, sem perda do mandato. As filiações para quem tiver interesse em colocar seu nome à disposição do partido podem ser feitas até sábado, seis meses antes do dia do primeiro turno da eleição.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE POLÍTICA

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.