Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

funcionalismo

Secretário projeta realizar o maior concurso público da história de Santa Cruz em 2023

Foto: Bruno Pedry/Banco de Imagens

Vital para o bom funcionamento da máquina pública, a Secretaria de Administração de Santa Cruz do Sul vem sendo conduzida, desde o início do governo Helena Hermany (Progressistas), por Edemilson Severo. Com experiência acumulada na área, ele avaliou o ano de 2022 e traçou as metas para o próximo ano durante entrevista à Rádio Gazeta, nesta quinta-feira, 29. Desligamento de servidores aposentados, novo concurso público, reajuste salarial, controle da frota de veículos e plano de saúde foram alguns dos temas da conversa.

Desde o início deste ano, um total de 570 servidores já foram desligados do quadro, devido a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), como explica Edemilson Severo. “Notificados, nós temos 700 servidores. Nós tivemos 26 solicitações de exoneração, oito servidores com questões relacionadas a falecimento, cinco servidores com aposentadoria acessada. Até o dia 19 de dezembro, foram 537 servidores desligados”, pontuou.

LEIA TAMBÉM: Banco do Brasil abre concurso público com vagas para Santa Cruz

Publicidade

Em decisão no ano passado, o STF estabeleceu que a concessão de aposentadoria pelo Regime Geral de Previdência Social inviabiliza a permanência no cargo público. E, para o início de 2023, uma nova leva de servidores já notificados vai deixar a Prefeitura. “Nós já formalizamos 41 notificações, que vão ser desligados ao longo dos primeiros 30 dias de 2023”, afirmou.

Edemilson relata que o último desligamento atingiu a área da educação. “Para que não houvesse descontinuidade na prestação de serviço, nós fizemos esse planejamento, esse cronograma, para que essas pessoas pudessem sair só no final do exercício. Imagina tamanho desafio: nós temos Saúde e Educação, maiores áreas, que impactam diretamente na vida da população”, analisou.

LEIA TAMBÉM: Concurso do Banrisul tem 402 candidatos por vaga em Santa Cruz

Publicidade

O desafio agora é preencher os cargos que ficaram vagos. A contratação temporária de pessoas qualificadas foi uma das alternativas encontradas pela secretária. Mas Edemilson não vê outra saída ao Município que não seja a realização de um novo concurso público que, segundo avalia, deverá ocorrer no segundo semestre do ano que vem e ser o maior da história de Santa Cruz.

“Vem sendo planejado um novo concurso no segundo semestre de 2023, para dar essa cobertura e antever situações de aposentadorias que serão sistematizadas, mas principalmente para cobrir os contratos temporários”, adiantou.

LEIA TAMBÉM: Helena Hermany sanciona pacote de leis; confira

Publicidade

Outro assunto e também de grande interesse do funcionalismo municipal: reajuste salarial. Segundo Edemilson, em 2022, se evoluiu bastante, especialmente em um item, a alteração de padrões salariais. Quanto ao plano de saúde, ele diz que, quando tudo caminhava para assinatura com o IPE/Saúde, houve um revés, lamentado pelo titular da pasta.

“Veio uma notícia sobre essa fragilização do IPE. O que se fez: se reservou R$ 5 milhões no orçamento da época, para dar a nossa contrapartida de contribuição aos servidores e ao plano de saúde. Houve conversas bem abertas com os sindicatos, que sugeriram criar condições de aumentar os padrões dos salários mais baixos. Foi uma negociação”, explicou. A prefeitura já estuda alternativas para contemplar o servidor com plano de saúde.

LEIA TAMBÉM: Concurso público de Venâncio Aires soma mais de 3 mil inscritos

Publicidade

Nesta sexta-feira, 30, a prefeita de Santa Cruz, Helena Hermany, será entrevistada no programa Estúdio Interativo, da Rádio Gazeta.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.