Com a presença da diretoria do Cpers-Sindicato e dos diretores dos departamentos da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), o secretário Vieira da Cunha garantiu que as nomeações de professores irão priorizar os aprovados no concurso de 2013. Dúvida da categoria, a possibilidade de chamar contratos temporários em vez de concursados foi esclarecida e negada no encontro realizado ao final da tarde desta segunda-feira, 9.
Vieira disse ainda que está aguardando o retorno da Secretaria da Fazenda para chamar uma primeira leva de aprovados no concurso e afirmou que as nomeações estão dentro do caráter de excepcionalidade envolvendo os cortes no orçamento previstos em decreto do governador José Ivo Sartori. “Tomamos as providências de ter a excepcionalidade para nomear concursados e paralelamente abrimos edital para o banco de contratos, tudo para que não faltem professores no início do ano letivo”, comentou Vieira.
Na reunião, o Cpers apresentou outras demandas, como a carência atual por funcionários nas áreas da merenda e de serviços gerais. A presidente, Helenir Schürer, reforçou que a intenção da entidade de classe é construir uma gestão que priorize o diálogo, sem deixar de cobrar resultados. No próximo dia 20, o Cpers realiza um encontro do conselho geral e pretende apresentar à categoria os avanços deste início de ano.
Publicidade
Outras audiências
Nesta segunda-feira, o secretário também recebeu a visita do deputado estadual Adilson Troca, acompanhado pelo vereador Flávio Santos. A coordenadora regional de educação Janete Cardoso Pinto, responsável pela 18ª CRE, participou do encontro no qual foram tratadas pautas específicas de escolas de Rio Grande. O secretário Estadual de Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, também foi recebido por Vieira no gabinete.
Publicidade