O fomento ao turismo no Rio Grande do Sul esteve na pauta dessa sexta-feira no Parque da Expoagro Afubra. Com perspectivas animadoras, o setor está nas prioridades para os próximos anos. A afirmação foi feita no Seminário Regional de Turismo Rural, que contou com a presença do secretário estadual de Turismo, Vilson Covatti. Ele garantiu que existem recursos disponíveis para alavancar os roteiros e empreendimentos rurais no Estado.
Covatti também ressaltou o papel do programa Avançar no Turismo, lançado em janeiro do ano passado, que conta com R$ 198 milhões para obras de infraestrutura. O secretário frisou que o objetivo é dobrar a participação do setor no PIB gaúcho, que hoje é de 4%, nos próximos dois ou três anos, com investimentos nas 27 regiões turísticas do Rio Grande do Sul.
“Queremos que onde tiver um ponto turístico, o Estado possa estar presente. Isso será feito estimulando, apoiando ou corrigindo porventura uma legislação do Estado que não esteja adequada para o empreendedor comercializar seu produto. Mas, acima de tudo, fazendo investimento para melhoria da infraestrutura, porque sem infraestrutura não temos investimento no turismo”, disse.
Publicidade
Destacou também a importância de projetos que justifiquem o investimento na área, e que as boas ideias devem chegar até o governo do Estado para serem reconhecidas. “O investimento público tem que ser cuidadoso. Às vezes R$ 15 mil para um ponto de turismo fazem muita diferença, mas temos que ter bons projetos”, observou. Segundo Vilson Covatti, 40% dos novos registros de microempresários individuais abertos nos últimos dois anos foram referentes à área do turismo.
LEIA TAMBÉM: Ações do Inova RS voltadas ao agro são destaque na Expoagro
O evento dessa sexta-feira contou ainda com a palestra da pesquisadora Andreia Maria Roque, integrante do Conselho Nacional do Turismo do Ministério do Turismo e presidente do Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural Brasil Rural (Idestur). Ao falar sobre o tema Território Rural Inteligente: Turismo Rural Estratégico Moderno e Responsável, Andreia ressaltou a importância da exploração das atrações rurais como forma de estimular o desenvolvimento regional, valorizando as qualidades de cada localidade.
Publicidade
“Aqueles que sabem produzir bem, que têm práticas interessantes, são os que vão atrair o turista. O turismo rural vale a pena quando é vitrine, e vale a pena investir. É uma estratégia de negócios utilizada no mundo inteiro”, avaliou a pesquisadora. Andreia destacou que cabe aos municípios melhorar a legislação em torno desse setor, para que as boas ideias não sejam apenas de um ou outro governo, mas políticas públicas permanentes e efetivas.
Parceria vai oferecer qualificação aos empreendimentos rurais da região
Com o objetivo de aprimorar o turismo na região e tornar os municípios mais competitivos no cenário estadual, foi lançado nessa sexta-feira o Projeto Qualifica Turismo Vale do Rio Pardo. A assinatura da parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sicredi Vale do Rio Pardo RS, Sicredi Centro Serra RS, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp) ocorreu durante o 14º Seminário Regional de Turismo Rural.
LEIA TAMBÉM: Sorvete espantou o calor durante a Expoagro
Publicidade
O Qualifica Turismo vai prestar consultoria para 40 empreendimentos turísticos de 14 municípios da região. A qualificação dos projetos, envolvendo empresas de hospedagem, alimentação, atrativos turísticos e agências de turismo, vai ocorrer de abril de 2023 a março de 2024, com a realização de visitas técnicas e consultoria de acordo com as necessidades de cada empresa.
Segundo a gerente do Sebrae RS dos Vales do Taquari e Rio Pardo, Liane Portantiolo Klein, a consultoria contará com duas etapas: coletiva e individual. Na primeira, as empresas vão fazer visita técnica a outros destinos estaduais e aprenderão sobre posicionamento digital, ensaios fotográficos para o turismo e oficinas de finanças.
Já nas individuais, que terão 35 horas, a empresa pode escolher entre consultoria de negócios, consultoria de identidade visual de marca, de aperfeiçoamento do produto turístico ou consultoria de marketing. “O Qualifica é um importante reforço para o turismo da nossa região e para empreendimentos, que poderão melhorar sua performance em diversas áreas do negócio”, enfatizou o presidente da Aturvarp, Djalmar Marquardt.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Expoagro Afubra 2023 tem aumento de 57% nos negócios
O presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, destacou que o Qualifica tem como objetivo o incentivo à diversificação da economia e a valorização do patrimônio dos municípios. “Nós acreditamos no potencial turístico que a região tem e no crescimento econômico que o investimento nessa área pode trazer. A Sicredi também tem atuado fortemente nesse segmento por entender a sua importância e relevância para o desenvolvimento regional”, salientou.
Caravana de Alegrete
O Seminário Regional de Turismo Rural atraiu um grupo de 16 moradores de Alegrete. Funcionários da Prefeitura, do Sindicato Rural e representantes de entidades e empresas, eles percorreram 450 quilômetros para trocar ideias e experiências. O diretor de turismo do município, Leonardo Cera, afirmou que Alegrete possui cerca de 30 agroindústrias familiares, que produzem a linguiça colonial.
Publicidade
“Estamos desenvolvendo um trabalho em Alegrete, na Fronteira Oeste do Estado, há um ano e meio. As propriedades estão em capacitação dentro de um trabalho desenvolvido pela Prefeitura em parceria com o Sindicato Rural e o Senar. E estamos divulgando nosso grande evento, que é o Festival Estadual da Linguiça Campeira, de 14 a 16 de abril”, citou.
CONFIRA A COBERTURA COMPLETA DA EXPOAGRO
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!