Recepcionado com cantoria alemã e italiana por integrantes de entidades culturais de Sobradinho, o secretário Estadual de Turismo, Ronaldo Santini, participou, na manhã dessa sexta-feira, 8, na Câmara de Vereadores, de um encontro organizado pelo Consórcio Intermunicipal do Vale do Jacuí (CI/JACUÍ), em parceria com a Associação de Turismo da Região Centro Serra (ATURCSERRA). Estiveram presentes prefeitos e vice-prefeitos da região, vereadores, secretários municipais, integrantes do CI-JACUÍ e da ATURCSERRA, bem como representantes de entidades do setor turístico.
Na abertura do evento, a presidente da ATURCSERRA, Cristiane Sabin, deu as boas-vindas e agradeceu a visita do secretário. O presidente da Câmara de Vereadores de Sobradinho, Valdecir Bilhan, também deu as boas-vindas em nome do Legislativo e agradeceu a presença do representante do governo estadual. Já o prefeito de Sobradinho, Armando Mayerhofer, anfitrião do encontro, evidenciou as potencialidades do município e da região, destacando a importância desta aproximação com a Secretaria Estadual para buscar alavancar o setor em nível regional. Disse ser este momento um pontapé inicial de um grande projeto chamado turismo, enfatizando a busca e mobilização conjunta dos municípios da região neste sentido.
O presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Jacuí e prefeito de Arroio do Tigre, Marciano Ravanello, salientou que a visita do secretário é um marco histórico para a região, significando um olhar diferente para a região Centro Serra. Agradeceu aos presentes em estarem juntos neste momento, enfatizando a importância de se discutir com o poder público e a comunidade, projetos viáveis dentro do setor, para atrair investidores e, consequentemente, os turistas. Ravanello disse ser o turismo a porta de entrada do desenvolvimento, forma como se gera muitos recursos que possibilitam o crescimento de uma região.
Publicidade
Pela primeira vez no município, Santini disse que visualizou, já na chegada, as belezas naturais que são grandes potenciais do Centro Serra. Mencionou ser o turismo um grande vetor do desenvolvimento econômico do Estado e destacou o processo de inovação no mercado mundial, que foi acelerado com a pandemia, sendo um desafio se reposicionar neste novo formato de turismo, o turismo doméstico, mas um momento de pensar estratégias para desenvolvê-lo cada vez mais.
O secretário destacou, ainda, as iniciativas do governo com foco em promover o Rio Grande do Sul por inteiro como destino turístico, utilizando-se de ideias inovadoras e ações de marketing para alcançar os turistas. Entre elas, citou o projeto Avançar Turismo, que deve ser lançado em breve. “Turismo é construção coletiva”, resumiu ao fim de sua explanação, dizendo ser este o caminho para o desenvolvimento do setor.
O presidente do Consórcio CI-JACUÍ, Marciano Ravanello, aproveitou a ocasião para entregar um ofício ao secretário, solicitando a aprovação do Projeto “Caminhadas na Natureza”, que tramita junto a Secretaria Estadual do Turismo, bem como a liberação dos recursos ainda neste ano, para que possam dar início à execução. Conforme consta no ofício, o projeto foi votado na Consulta Popular 2019, com previsão de liberação dos recursos em 2020. Por indicação da Assembleia Regional do Corede, foi escolhido o Consórcio CI-JACUÍ para execução deste projeto. Os municípios a serem contemplados são Venâncio Aires, Rio Pardo, Encruzilhada do Sul, Ibarama, Passa Sete, Lagoa Bonita do Sul, Arroio do Tigre, Tunas, Vale Verde, Passo do Sobrado, Estrela Velha e Santa Cruz do Sul.
Publicidade
Ao fim do encontro, o ônibus que realiza o percurso da Rota dos Casarões levou o secretário e representantes regionais até o Balneário Curva do Rio, em Linha Carijinho, para almoço preparado no local. Durante a tarde o secretário Ronaldo Santini participou de reunião com os prefeitos, secretários municipais, integrantes do CI-JACUÍ e ATURCSERRA, na Sala de Reuniões da Prefeitura de Sobradinho, onde foram apresentados projetos elaborados por municípios da Região Turística do Centro Serra.
Mais informações durante o programa Giro Regional da Rádio Gazeta FM 98.1 de segunda-feira e na próxima edição do jornal Gazeta da Serra.
Publicidade