Em sua passagem por Santa Cruz do Sul, na tarde desta quinta-feira, 15, o secretário estadual de Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, após visitar as obras do viaduto Fritz e Frida e firmar contrato para pavimentação asfáltica da Avenida Melvin Jones, aproveitou para voltar até a localidade de Capão da Cruz, onde há cerca de oito meses esteve acompanhando a implantação do ConAid. Satisfeito com o que viu, Westphalen disse que a tecnologia de estabilização de solos deve ser estendida para outros municípios. “Há oito meses acompanhei o início desta obra e hoje vejo que a estrada está preservada. É uma tecnologia de baixo custo e de alta qualidade que deverá ser expandida para todo o Estado”.
O prefeito Telmo Kirst aproveitou a oportunidade para reiterar a necessidade de uma linha de financiamento que contemple as prefeituras, possibilitando mais obras no interior. “Seria importante que os municípios pudessem contar com um programa dessa natureza”, sublinhou.
Santa Cruz do Sul foi o primeiro município no Vale do Rio Pardo a adotar o sistema e já conta com 12 quilômetros de estradas pavimentadas nas localidades de Linha João Alves, Quarta Linha Nova Baixa, Capão da Cruz e São Martinho. No distrito de Alto Paredão mais três quilômetros estão em execução.
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Segundo Telmo, nas localidades onde foi implantado, o material tem se mostrado resistente às mudanças climáticas e apresenta uma série de vantagens ao eliminar problemas comuns das estradas sem asfalto, como o barro nos dias de chuva e o desprendimento de pó nos dias secos. Ele também chama a atenção para o baixo custo. “Com o valor pago para a execução de um quilômetro de asfalto é possível fazer 10 quilômetros com o estabilizador”.