O novo secretário de Planejamento e Mobilidade Urbana de Santa Cruz do Sul, Vanir Ramos de Azevedo, esteve na Rádio Gazeta FM 107,9 na manhã desta terça-feira, 21. Servidor público concursado há mais de 20 anos e antigo secretário de Administração e de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, ele explicou os desafios que terá pela frente durante a atual gestão. A entrevista deu continuidade à série de conversas que a emissora está fazendo com o novo secretariado municipal.
Azevedo apontou que um dos principais desafios da pasta pelos próximos quatro anos será a fiscalização de obras, garantindo o cumprimento dos contratos firmados pelas empresas com a Prefeitura. Como prioridade, ele cita a construção do Viaduto do Arroio Grande, iniciada em julho de 2023. O secretário calcula que 80% da obra já esteja concluída e estima que seja entregue em até três meses. Ele pretende se reunir com os técnicos da pasta e com o titular da Secretaria de Obras e Infraestrutura, Carlão Smidt, para alinhar um prazo definitivo para a conclusão. “Essa obra não pode mais se postergar no ponto que está. A comunidade está sofrendo com engarrafamento, com buracos”, avalia.
LEIA TAMBÉM:
Publicidade
- Secretário de Cultura de Santa Cruz deve manter projetos e investir em novas ideias
- Secretário da Fazenda diz que cortes no orçamento da Prefeitura serão necessários
- Secretário da Saúde cita desafios da pasta e cogita mutirão de cirurgias
- “A palavra que resume meus 17 dias de governo é cuidado”, diz secretária de Desenvolvimento Social e Inclusão
- Secretária de Meio Ambiente quer modernizar processos e disseminar educação ambiental
Ainda, outra obra citada foi o Calçadão da Rua Marechal Floriano, cuja assinatura do termo de início dos trabalhos foi adiada. Azevedo destacou a realização de uma reunião com o ex-prefeito José Alberto Wenzel, coordenador do Conselho Municipal de Gestão Socioambiental, visando um acordo em relação à polêmica envolvendo a retirada de algumas tipuanas do Túnel Verde. “A gente tem o máximo respeito pela natureza, pelas árvores, mas essa obra foi pensada na mobilidade das pessoas. Nós fizemos isso de forma acertada. É ruim tirar uma árvore? É ruim, mas também é ruim que pessoas idosas ou com alguma limitação, não consigam se deslocar no centro da cidade. Mas eu já antecipo que em algumas árvores a gente vai abrir mão de retirar, a gente não é insensível”, comenta o secretário.
Vanir Ramos de Azevedo também abordou a situação de outras obras, como a Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro Aliança, que já teve mais de metade de seus trabalhos concluídos; a pavimentação de Cerro Alegre Baixo, que deverá ter mais um trecho licitado para ser contemplado; e a BR-471, que foi paralisada após os desdobramentos da Operação Controle e terá seu contrato rescindido para que seja novamente licitado. O secretário ainda falou da reforma administrativa, uma das ações iniciais de sua gestão, e destacou a importância da retomada da elaboração e fiscalização de Planos de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCIs).
Ouça a entrevista completa:
Colaboraram Carina Weber, Lucas Malheiros e Marcio Souza
Publicidade
LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade