O governo do Estado participa da 10ª Conferência das Partes (COP-10) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), que será realizada na Cidade no Panamá a partir desta segunda-feira, 5. O evento é promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e vai até sábado, 10. O titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Ronaldo Santini, será o representante do Rio Grande do Sul.
O tabaco é importante para a economia do Estado, pois é o segundo produto mais exportado, atrás apenas da soja, tendo atingido, em 2023, US$ 2,4 bilhões em negócios, um aumento de 10,9% em comparação com 2022. Além disso, a maior parte das exportações de tabaco (80%) da Região Sul do país saem do Porto do Rio Grande.
LEIA MAIS:
Publicidade
- Movimentação intensa na abertura da COP-10
- Trabalhadores criticam dificuldade do acesso à Conferência das Partes
O tabaco ocupa o topo do ranking de culturas da agricultura familiar, com 65 mil produtores envolvidos na atividade, uma produção de 300 toneladas e receita de R$ 4,6 bilhões na safra 2022/23. Na área industrial, o tabaco responde por cerca de 25 mil empregos.
O secretário Ronaldo Santini destacou a importância da cadeia produtiva do tabaco para a economia e para os trabalhadores rurais do Rio Grande do Sul e explicou o objetivo da participação do Estado na conferência. “Nossa presença aqui na COP-10 busca garantir que os milhares de agricultores familiares que trabalham nessa cadeia produtiva não sejam prejudicados”.
OPINIÃO: Romar Beling: “E começa a cobertura da COP-10”
Publicidade
Após o encerramento dos trabalhos da COP-10, ocorre, também no Panamá, a 3ª Reunião das Partes do Protocolo para Eliminar o Comércio Ilícito de Produtos de Tabaco (MOP3).
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade