Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

TRIBUNA

Secretariado diverso

Guardado a sete chaves, até o dia 1º, o secretariado de Sérgio Moraes e Alex Knak surpreendeu em alguns casos; outros estavam desenhados. Mostraram força na indicação de nomes o Podemos e o PL, do prefeito. O PDT também garantiu espaço com duas cadeiras, a do presidente Nilo Barboza (Habitação) e a do ex-vereador Bruno Faller (Fazenda). Mas esses já estavam na campanha como integrantes da coligação Santa Cruz nas mãos do povo de novo. O que surge como novidade é a presença do Novo, primeiramente, em uma pasta: Carlão Smidt nas Obras, Deve assumir a segunda, na reforma administrativa, com Leonel Garibaldi no Desenvolvimento Econômico. Assim, a secretaria de Jaqueline Marques seria dividida, com ela ficando com o Turismo. A legenda, que terá Eduardo Wartchow no Legislativo, defende independência na Casa. Outra surpresa é Bruna Molz (Republicanos), que era líder do governo Helena Hermany (PP) na Câmara, mas deve assumir a Secretaria de Bem-Estar Animal, proposta que estava no plano de governo de Sérgio.

Discurso firme

Existem políticos que são uma pessoa durante a campanha e outra quando assumem o cargo que disputaram. Já entrevistei, nestes 28 anos de história na comunicação, candidatos ao governo do Estado supergentis, que beiravam a estupidez quando estavam como chefe do Palácio Piratini (só para constar, não é o caso do governador Eduardo Leite, que tem peculiar educação e conhecimento do que fala). Vi, na eleição, um Sérgio Moraes (PL) popular, sem receio de estar no meio do público e com um discurso firme sobre alguns assuntos, como a saúde e a briga que comprará com a Corsan. Vencido esse momento, ele assume o Executivo, continua popular, faz questão de abraçar as pessoas, quer todas bem pertinho, e segue com seu discurso firme na área da saúde e do saneamento básico.

LEIA TAMBÉM: Marcio Souza: “Uma sequência de equívocos”

Publicidade

Convite de fora

A vereadora Bruna Molz (Republicanos) tem reconhecimento em todo o Estado, e até fora dele, por seu trabalho voltado à causa animal. Recentemente, em função disso, recebeu o convite do prefeito de Canoas, Airton Souza, para assumir a Secretaria de Bem-Estar Animal (ou com nome semelhante, por lá). Entende que ganharia renome, afinal, é a terra do Cavalo Caramelo (o vínculo é por conta do colunista), mas optou por focar em Santa Cruz. Fica perto do seu eleitorado e, assumindo secretaria semelhante por aqui, pode dar a atenção necessária, além de garantir dividendos políticos para uma nova candidatura à Assembleia Legislativa.

Trabalho difícil pela frente

O campo político, nas cidades menores, fica bastante evidente e vez por outra resulta em fortes debates, mas na hora de votação os adversários costumam votar juntos. Quem deverá torcer por essa parceria inusitada é o prefeito de Sinimbu, Wilson Molz (PSB). Tem o Legislativo contrário, com toda a mesa diretora da oposição. Vai ter que exercer toda a sua habilidade política.

Habilidade política

O presidente do PL, Marco Borba, tem repetido muitas vezes que não faz nem tem intenção alguma de integrar o governo municipal – dirige um grande escritório de advocacia, que lhe toma bastante tempo. Isso não significa que não tenha colaborado. Comandou a equipe de transição e auxiliou bastante o prefeito Sérgio Moraes na conversão de apoios, em especial no Legislativo. A experiência do chefe do Executivo fez com que a minoria virasse maioria antes de assumir o cargo.

Publicidade

LEIA MAIS TEXTOS DE MARCIO SOUZA

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.