Santa Cruz do Sul

Secretaria faz alerta sobre abandono de veículos nas ruas de Santa Cruz

Os veículos em situação de abandono nas ruas de Santa Cruz do Sul estão na mira fiscalização. Atualmente, 148 encontram-se nessas condições. Segundo o secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmob), Valmir José dos Reis, um veículo é dado como abandonado se permanecer no mesmo local por mais de 30 dias ininterruptos.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz tem média de três motoristas multados por dia pelo uso indevido do Rapidinho

Para que seja retirado das ruas, um processo é realizado por parte da Sesmob. “É necessário que haja denúncia. A equipe vai até o local indicado e caso constatada a veracidade da denúncia, é lavrado um auto de constatação de veículo em situação de abandono. Em 30 dias, a equipe retorna e, se ainda estiver lá, é feito o processo de notificação ao proprietário, por carta registrada, pelos Correios, ou através de edital publicado em jornal, quando o dono não é localizado”, explica.

Publicidade

O órgão vem monitorando os casos e notificando proprietários para a retirada do automóvel da via pública. De acordo com a pasta, a maior parcela deles está concentrada na área central da cidade e arredores. Dos 82 responsáveis reportados para remoção, 26 não cumpriram a determinação e tiveram os carros recolhidos ao depósito. Em 2021, a estimativa era de que aproximadamente 400 veículos estavam abandonados nas ruas santa-cruzenses. Porém, quando entrou em vigência a Lei Municipal 8.599, de 18 de maio, regulamentada pelo decreto 10.931, de 11 de junho do mesmo ano, que autoriza o recolhimento, o número reduziu em 50%.

LEIA TAMBÉM: Operação contra perturbação do sossego fiscaliza seis estabelecimentos em Santa Cruz

Os responsáveis que forem notificados precisam se atentar aos prazos estipulados pela secretaria. “A partir do recebimento da notificação, o proprietário tem cinco dias para retirar o veículo do local. Caso isso não ocorra, a equipe da Prefeitura retorna e faz o recolhimento do automóvel ao depósito e aplica multa de duas Unidade Padrão Municipais (UPMs), no valor de R$ 795,34”, frisa Reis. Já no depósito, o carro fica à disposição por 60 dias para retirada e, caso isso não ocorra, o veículo é encaminhado para leilão.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.