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Secretaria Estadual de Educação promove ciclo de Formação Pedagógica

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio do Departamento Pedagógico, promove a Formação Pedagógica de início do ano letivo de 2021 para a rede de ensino. Com o tema “Formação Inicial do Modelo Híbrido de Ensino em 2021”, a atividade será realizada em três etapas.

A primeira delas ocorreu nessa quarta-feira, 3, com a transmissão de uma live ao vivo pelo canal do YouTube TV Seduc e pela página no Facebook. As outras duas serão realizadas nesta quinta-feira, 4, e sexta-feira, 5, com reuniões das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) com as equipes diretivas e professores de suas escolas; e nas instituições de ensino, com o objetivo de formar professores e servidores. A transmissão ocorrerá por Google Meet, mas será assistida nas escolas, por causa do número limitado de acessos permitidos por essa sistema.

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Durante os encontros serão debatidos temas como conceitos gerais do modelo híbrido de ensino, competências socioemocionais, o acolhimento dos estudantes em tempos de pandemia, as competências profissionais no contexto escolar de 2021, metodologias ativas, planejamento pedagógico, entre outros. O titular da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, destaca a importância do novo ciclo de formação pedagógica para o ano letivo.

“Por estarmos em ano atípico, faz-se necessário retomar algumas atividades não como gostaríamos, que seria no presencial, mas sim no formato remoto”, frisa. “Vamos definir todo o calendário do ano letivo 2021, bem como rever pontos positivos e negativos das atividades remotas do ano passado. Posso adiantar que aprendemos muito e estamos muito mais preparados para este ano.”

As escolas estaduais, independentemente de tipologia, retomam as atividades com alunos na segunda-feira, 8, algumas de forma remota, outras no presencial.

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INQUIETAÇÃO COM ENCONTRO PRESENCIAL

Uma professora da rede estadual, do interior de Santa Cruz do Sul, que está grávida de seis meses, questiona o motivo de os encontros desta quinta e sexta-feira ocorrerem no formato presencial. Segundo ela, que preferiu não se identificar, um memorando foi encaminhado às escolas, e os funcionários deverão comparecer nas instituições para acompanhar as orientações que serão transmitidas pelo Google Meet.

“Eles sabem da questão do número limitado de acesso do Meet, e a situação poderia muito bem ser resolvida com a alteração da plataforma para Zoom ou YouTube. Fico me questionando: por que eles não fazem nessas plataformas, para que cada um acompanhe as orientações de sua própria casa? Estamos na bandeira preta. Na minha escola, que é pequena, são em torno de 30 profissionais que estarão reunidos, mas em outros colégios o número é bem maior. Prezo pela minha saúde e respeito os protocolos de segurança, por isso, já comuniquei que não me farei presente”, afirma.

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O coordenador da 6ª CRE ressalta que deu autonomia para cada escola organizar o evento de acordo com sua infraestrutura e quantidade de funcionários, respeitando protocolos de distanciamento e segurança. “Demos carta branca para que cada escola escolhesse a melhor forma de realizar o encontro, podendo ser virtual ou presencial. Algumas têm dez funcionários, outras 70, e ficou a critério delas escolher e chamar seus funcionários. Não partiu da mantenedora essa determinação”, alega Moura.

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Prazo de matrícula da primeira Chamada é estendido até dia 22

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O período da primeira Chamada Pública Escolar para a realização da matrícula na rede estadual, que se encerraria no dia 12, agora segue até 22 de março. De acordo com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), o objetivo é garantir uma melhor organização para o atendimento nas escolas, respeitando os protocolos sanitários e as medidas de combate à Covid-19.

A coordenadora de Demanda Escolar da Seduc, Salete Albuquerque, esclarece que o intuito é evitar aglomerações nas escolas e dar oportunidade para que os pais ou responsáveis se organizem com tranquilidade. “Estamos passando por um período de bandeira preta e alerta de risco máximo para contaminação de Covid-19. Por isso, estamos tomando todas as medidas de controle sanitário e permitindo que as pessoas tenham mais tempo para matricular seus filhos na rede”, salienta.

O responsável pela 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, esclarece que somente nos casos específicos de alunos ingressantes é que a escola aceitará o encaminhamento dos documentos por e-mail. Para os demais, é necessário que o pai ou responsável vá até a instituição de ensino, portando os documentos exigidos. O atendimento será feito mediante agendamento prévio, por telefone. “Em reunião com as equipes diretivas das escolas, demos autonomia para elas definirem como o processo seria realizado. Aqueles pais que têm condições de imprimir a ficha, preencher os dados e escanear os documentos solicitados podem entrar em contato com a escola e somente entregar. Mas o ideal é ligar antes e combinar com a direção”, enfatiza.

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As pré-matrículas, inscrições e transferências online somente serão efetivadas com a matrícula presencial nos colégios e mediante a entrega dos seguintes documentos: certidão de nascimento do aluno ou RG, comprovante de escolaridade, comprovante de residência do responsável e RG do responsável. Para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental: Cartão Nacional de Saúde (CNS), Número de Identificação Social (NIS) e atestado de vacinação.

Na próxima segunda-feira, 8, todas as escolas estaduais deverão iniciar suas atividades na forma remota, envolvendo alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio Profissional. E de forma presencial com o Ensino Fundamental I, se a classificação da bandeira permitir.

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