O inverno é o período ideal para podas de limpeza e condução. Isso porque a atividade vegetativa das plantas diminui, reduzindo o impacto dos cortes. No entanto, a Secretaria do Meio Ambiente (Semma) de Venâncio Aires alerta a população sobre os cuidados ao realizar o corte de galhos nas árvores. O procedimento drástico ou excessivo em plantas públicas ou nativas em propriedades privadas, que prejudique significativamente o desenvolvimento natural das espécies, é uma infração ambiental, sujeita a notificação e autuação administrativa.
LEIA TAMBÉM: Gauten amplia espaço para o segmento de tecnologia
O Decreto Federal nº 6.514/08, Artigo 56, determina multa para quem realizar poda excessiva ou drástica, que pode variar de R$ 100,00 a R$ 1 mil por árvore. Segundo a bióloga da Semma, Katiucia Rodrigues, qualquer pessoa pode fazer o trabalho, desde que siga os manejos recomendados. É proibido o uso de facão para o corte, e deve-se usar serra ou motosserra. “A finalidade da poda é a limpeza, nunca o decepamento. Isso é ilegal e acelera a morte da árvore. A poda na arborização pública (foto) deve ser feita apenas com condução adequada, removendo galhos que apresentem risco de queda ou estejam próximos da fiação elétrica.”
Publicidade
A equipe de fiscalização da Semma recebe denúncias e faz vistorias para averiguar irregularidades. Denúncias de podas irregulares ou pedidos de orientação podem ser feitos pelo telefone (51) 2183 0738 ou WhatsApp (51) 99791 1840.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade