Com pouco mais de 53 por cento de cobertura vacinal, e tendo como meta 95 por cento do total, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) não para de criar estratégias para atingir um número ainda maior de crianças com até cinco anos de idade, para que recebem as duas gotinhas contra a Poliomielite.
Horários alternativos, campanhas, abertura dos postos nos fins de tarde e aos sábados, disponibilidade de acesso nas escolas de educação infantil estão entre as ações realizadas para que pais ou responsáveis possam levar seus filhos para serem imunizados. De acordo com a titular da pasta, Daniela Dumke, é importante que as pessoas se deem conta da gravidade da doença, que é infecto-contagiosa e causa paralisia. “A paralisia pode acometer tanto o período infantil, como também pode se desenvolver no decorrer da fase adulta”, afirmou.
LEIA MAIS: Crianças poderão ser vacinadas contra a pólio neste feriado
Publicidade
Ainda segundo ela, embora esteja erradicada no Brasil, desde os anos 1990, o alerta faz sentido diante do aparecimento de casos fora do país. “Precisamos atuar na prevenção, para que mantenhamos a eliminação da doença”, declarou.
A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito, que se manifesta de várias formas: infecções inaparentes ou assintomáticas, podendo ocorrer entre 90 a 95% dos casos. Em 5% dos casos, ela pode ser caracterizada por sintomas como febre, cefaleia, tosse e coriza; em 1% dos casos, manifesta-se com sintomas inespecíficos e, posteriormente, sinais de irritação meníngea e rigidez de nuca. Existem ainda as formas paralíticas, que apresentam quadro clássico de paralisia flácida aguda (PFA). Neste caso, o déficit motor instala-se subitamente e a evolução dessa manifestação, frequentemente, não ultrapassa três dias. A doença acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica.
LEIA TAMBÉM: Baixa adesão leva Saúde a prorrogar Campanha de Vacinação contra a pólio
Publicidade
Além do período regular, nas unidades de saúde nos turnos da manhã e tarde, as gotinhas contra a Pólio estão sendo levadas também para as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis). Na próxima quarta-feira, 21, poderão receber as gotinhas as crianças das Emeis Vovô Albino, Vovô Arlindo e Vovô Arno, no período das 17 horas às 18h30. Para serem imunizadas, as crianças devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis. Desde o dia 13 de setembro, em outras 15 Emeis foram disponibilizadas gotinhas contra a pólio. Nesta terça-feira, 20, feriado da Revolução Farroupilha, o Ônibus da Secretaria de Saúde estará aplicando a vacina na Praça Siegfried Heuser, no período das 9 horas às 16 horas.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.