A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), de Santa Cruz do Sul, está promovendo, desde o mês de agosto, diversos encontros de aperfeiçoamento, com o objetivo de qualificar os profissionais que atuam na rede de Atenção Básica do município. A ideia é capacitá-los para atender situações de urgência e emergência, como síndrome respiratória aguda, parada cardiorespiratória, infarto agudo do miocárdio, entre outras.
Os encontros são ministrados pelos profissionais que integram o Samu e vão continuar acontecendo até que as 32 equipes da Atenção Básica tenham passado pelo treinamento. Os temas abordados durante os encontros foram definidos pelas próprias equipes, que elencaram as mais diferentes situações que se apresentam com mais frequência nos postos de saúde.
De acordo com o coordenador adjunto da Atenção Básica, Alexandre Butzke, que há 10 anos atua no Samu como técnico de enfermagem, casos de acidentes de trânsito, quedas de pressão, hipoglicemias, e outras enfermidades que necessitam atendimento imediato, estão chegando com frequência nas unidades básicas de saúde, o que torna a qualificação ainda mais importante. “Os profissionais da rede básica necessitam de constante atualização, em especial na atenção primária de atendimento pré-hospitalar. Por isso, estamos proporcionando, em parceria com o Samu, a oportunidade de rever e alinhar atendimentos gerando confiança na comunidade”, observou.
Publicidade
A iniciativa da capacitação é da Secretaria de Saúde, por intermédio da Coordenação da Atenção Básica e do Samu. Conta, ainda, com o apoio do Cerest/Vales, que disponibiliza o espaço físico para as atividades.
LEIA MAIS: Governo lança curso de formação para emergências em saúde mental
Publicidade