Em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado neste sábado, 20, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) prepara ações para conscientizar a população sobre a data. Entre as atividades realizadas estará a sensibilização de crianças das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) de Santa Cruz do Sul.
De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Fernanda Portugal Carlin, serão oferecidas oficinas de dança afro e distribuição de materiais informativos para crianças e suas famílias a respeito do assunto. “É muito importante debater sobre o tema com crianças, porque, de alguma forma, elas levam a mensagem para os pais”, explicou. As oficinas serão ministradas pela coordenadora do Movimento da Mulher Negra (Movine), Cláudia Regina da Silva.
Ainda segundo Fernanda, nos materiais impressos que serão distribuídos nas unidades básicas de saúde, constarão fotos de pessoas negras de Santa cruz do Sul, além de trazer esclarecimentos sobre doenças que acometem pessoas negras com mais frequência, como anemia falciforme, caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue. Esta anomalia é prevalente na população negra, com base na presença de portadores do traço falciforme em regiões da África endêmicas de malária.
Publicidade
LEIA MAIS: Mês da Consciência Negra: sete expressões racistas para excluir do vocabulário
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade