A Secretaria de Saúde de Sinimbu está convocando os pais e responsáveis por crianças de seis a 59 meses de idade para que as levem até a Unidade Básica de Saúde Central, para receber a suplementação de vitamina A. Conforme a nutricionista Daniela Kronbauer, coordenadora do Programa Vitamina A Mais, a suplementação tem o intuito de melhorar o estado nutricional de crianças com maior risco de deficiência de vitamina A.
Daniela explica que são administradas megadoses de vitamina A (a cada seis meses até a criança completar cinco anos) para prevenir a hipovitaminose e reduzir o risco de doenças. “A vitamina A é importante para o bom funcionamento da visão, fortalece o sistema imunológico e mantém pele, unhas e cabelos saudáveis. Ela está em alimentos como leite materno, leite integral, fígado, ovo, frutas e legumes amarelo alaranjadas (cenoura, abóbora, mamão, manga) e também em verduras verde-escuras (couve, agrião, rúcula, espinafre, brócolis)”, detalha.
Em Sinimbu, a suplementação é realizada na sala de vacinas da Unidade Básica de Saúde Central. Vale lembrar que as crianças que já recebem algum polivitamínico que contenha vitamina A não devem ser suplementadas, pois ocorre o risco de excesso da substância no organismo.
Publicidade
LEIA MAIS: Brasil tem 677 casos de sarampo confirmados, diz Ministério da Saúde
Publicidade