A Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul deu início nessa sexta-feira, 12, ao projeto Ronda nos Postos, que visa reforçar o cuidado com a situação dos postos de saúde do município. A pasta montou uma equipe de trabalho que vai percorrer, dentro de um cronograma diário, todas as 34 unidades localizadas na cidade e no interior.
O objetivo é dar mais suporte à coordenação da Atenção Básica para verificar possíveis demandas de infraestrutura e equipamentos, além de ouvir as equipes e os usuários. Com o Ronda nos Postos, a Secretaria de Saúde pretende identificar e buscar soluções para os problemas com mais rapidez e eficácia, de modo a evitar transtornos.
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De acordo com o titular da pasta, Fabiano Dupont, a primeira vistoria, realizada de maneira experimental na última quarta-feira na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Rauber, já surtiu efeito. Na ocasião, foi encaminhada a compra de mais um bebedouro, bem como realizadas a manutenção de computadores e a pintura do banco externo, entre outros reparos. “Estamos tentando abreviar o tempo dos consertos, tornar o processo de trabalho mais eficiente e ver quais são as demandas das equipes e dos usuários”, afirma o secretário.
Para auxiliar nessa tarefa, uma ferramenta básica e antiga, mas funcional, será recolocada em todas as unidades: a caixinha de sugestões, críticas e elogios. Dupont explica que todas as informações recebidas serão recolhidas, planilhadas e discutidas em reunião semanal conduzida por ele e com a participação da equipe da Ronda, da Coordenação da Atenção Básica e da Coordenação da Manutenção da Secretaria de Saúde. “Nós precisamos ter ciência do que está acontecendo, independentemente do que estiver escrito nos formulários”, enfatiza.
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Segundo o secretário, o coordenador da manutenção estará presente para informar quais demandas recebeu na sexta-feira anterior, quantas conseguiu resolver e, nas que não puderam ser atendidas, qual foi o motivo. “Precisamos saber onde o pedido trancou e qual a solução para resolução do problema.” Com esse movimento, Dupont pretende reduzir a demora das demandas e evitar que problemas pequenos se tornem maiores. “Imagina uma goteira. É só uma goteira, mas se a gente não consertar logo, ela aumenta e passa a danificar a fiação elétrica e o forro. Precisamos evitar isso”, exemplifica.
Para realizar as vistorias, o grupo terá uma lista de itens a serem checados que incluem estrutura física, equipamentos, limpeza, iluminação, climatização e conversa com os integrantes da equipe para ouvir também as percepções e sugestões deles. “Os usuários que frequentam os postos estão vendo o que está acontecendo quando há algum problema. Então, não adianta eu inventar uma história bonita. Temos que encarar a realidade.”
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Com o lançamento do projeto, Fabiano Dupont destaca que a iniciativa vai fortalecer a integração da Secretaria de Saúde com os 34 postos. “Vai permitir um alinhamento melhor entre as equipes para resolução das demandas que surgem diariamente e, consequentemente, um resultado mais satisfatório para os usuários.”
Essas visitas pretendem também identificar eventuais demandas dos profissionais de Saúde que atuam nas unidades e buscar soluções. “Precisamos detectar os problemas e resolvê-los enquanto eles ainda estão pequenos”, frisa Dupont.
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