Atividades físicas, atendimento psicológico e orientação nutricional. Foi com a oferta desses serviços que a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz conquistou o Selo Bronze, dentro do Programa Rede Bem Cuidar, desenvolvido pelo Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (PIAPS). No município, o Programa Rede Bem Cuidar é realizado na ESF Faxinal, do Bairro Faxinal Menino Deus. A iniciativa contempla uma unidade de saúde por município.
Pelo Programa, profissionais das áreas de psicologia, nutrição e fisioterapia realizam atendimentos aos usuários referenciados na unidade de saúde, conforme explica o gestor da Rede Bem Cuidar no município, Marcelo Augusto Ferreira. “No momento, o programa contempla prioritariamente a população idosa, considerando que o Rio Grande do Sul tem uma taxa de envelhecimento populacional acima da média nacional. Sendo assim, a proposta é focar nesta faixa etária, aprimorando as práticas de saúde e o cuidado para o envelhecimento saudável, impactando na melhoria da qualidade de vida da população em todas as idades”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Implantação das PICs reduz consultas no posto de saúde
Publicidade
Na ESF Faxinal, o programa ocorre nas terças e quintas-feiras, a partir das 8 horas, onde é oferecido ginástica laboral e atividade de Lian Gong – ginástica terapêutica chinesa. De acordo com a responsável pela ESF, Alexandra Marta Schmidt, os serviços oferecidos atendem à expectativa da população. “São serviços multiprofissionais que a população precisa, por isso o programa tem bons resultados, pois assim conseguimos ofertar um acompanhamento completo”, disse ela.
Ainda segundo ela, para ser atendido, o usuário precisa de encaminhamento médico. “Tanto para orientação nutricional quanto de psicologia, o paciente precisa de uma prescrição médica”, esclareceu.
LEIA TAMBÉM: Publicação orienta sobre a saúde dos trabalhadores na cultura do tabaco
Publicidade
A secretária de Saúde, Daniela Dumke, afirma o que representa a conquista do selo bronze para o município. “Este selo, é mais uma conquista do município, que preza pela qualidade da assistência não apenas curativa, mas também preventiva, proporcionando qualidade de vida e um envelhecimento saudável”, finalizou.
LEIA TAMBÉM: Região se mobiliza contra o desperdício de vacinas
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.