Correção: até as 19h50 desta quarta-feira, 2, constava que a vítima seria um homem de 52 anos, morador do Bairro Santa Vitória. A Vigilância Sanitária de Santa Cruz do Sul corrigiu a informação e a matéria foi atualizada.
Foi confirmada nesta quarta-feira, 2, a quinta morte causada pela dengue em Santa Cruz do Sul em 2021. Segunda a Prefeitura, a vítima é um homem de 71 anos, morador do Bairro Arroio Grande.
Além do óbito, o boletim semanal do município sobre a dengue registra um total de 1.930 casos confirmados da doença no município. Deste 59 estão ativos (notificados e com início dos sintomas nos últimos 10 dias).
Publicidade
LEIA MAIS: Secretaria de Saúde confirma quarta morte por dengue em Santa Cruz
Transmissão e prevenção
A dengue é transmitida pelas fêmeas do mosquito Aedes aegypti. O principal meio de prevenção da doença é o controle da população do inseto. O Aedes se reproduz em água parada, mesmo em quantidades muito pequenas.
Sintomas
O primeiro sintoma da dengue costuma ser a febre alta, entre 39 e 40 graus, que surge de forma repentina e, geralmente, dura entre dois e sete dias. Os pacientes também costumam apresentar dores de cabeça e no corpo, fraqueza e feridas na pele. Podem ocorrer, ainda, náusea e vômito.
Publicidade
LEIA MAIS: Secretaria da Saúde confirma segunda morte por dengue em Santa Cruz