A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por meio da Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando um trabalho inédito no município, ao aplicar um questionário de avaliação diretamente aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse trabalho, que inicialmente será desenvolvido junto à Farmácia Municipal, será estendido para todas as unidades que compõe a Rede Básica.
Segundo o secretário de Saúde, Henrique Hermany, é um trabalho permanente e de extrema importância na busca de melhorias no atendimento a população. “Esta é, no entendimento da Gestão Municipal, a mais importante análise dos serviços de saúde. É a melhor forma de medir o nível de satisfação do usuário.”
Por receber um grande contingente de usuários, oriundos dos mais diferentes pontos da cidade e do interior, a Farmácia Municipal, com seus mais de 500 visitantes ao dia, foi escolhida para a primeira etapa do projeto. A partir daí, críticas, sugestões e acertos serão monitorados presencialmente nas 24 Unidades da Rede Básica, as ESF’s (Estratégia de Saúde da Família) e UBS’s (Unidades Básicas de Saúde). No formulário de avaliação os usuários responderão questões simples sobre o atendimento recebido em sua Unidade de Referência, bem como sobre as instalações, pontos positivos e negativos de sua unidade, além de quantificar sua opinião com uma nota que vai de 5 a 10, que servirá como uma espécie de ranking de cada serviço.
Publicidade
A Ouvidoria de Saúde desempenha várias atribuições na esfera administrativa da Secretaria de Saúde, que vão do simples recebimento de demandas relativas a reclamações, sugestões, denúncias, elogios, etc, até a mediação de entre os diferentes Serviços de Saúde que atendem a nossa comunidade. Além disso, é uma grande ferramenta de apoio ao gestor, pois possibilita mapear toda a Rede de serviços prestados pelo Município, assim como monitorar os serviços contratados. Agora, indo a campo na busca dos entraves muitas vezes fáceis de serem corrigidos e conhecendo as boas experiências que estão dando certo no atendimento aos usuários, amplificam-se as fontes de informação disponíveis, possibilitando ao gestor uma atuação mais rápida na busca de melhoria dos serviços prestados. Somente ao tomar conhecimento da opinião daqueles que fazem uso das políticas públicas de saúde já implementadas é que se poder obter parâmetros reais sobre situação dos serviços prestados à comunidade.
Apesar dos atendimentos da Ouvidoria serem basicamente presenciais (pessoalmente), os usuários podem ainda enviar seu recado à administração pelo telefone, e-mail ou até pelo Facebook. A Ouvidoria fica no piso térreo da Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Ernesto Alves, 746, Centro e o atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h45min às 11h45min e das 13h30min às 17h30min. Telefones de contato (0800) 510-7588 ou (51) 2109.9526. E-mail [email protected] . No Facebook, basta buscar por “Ouvidoria de Saúde Santa Cruz do Sul”.
Publicidade