Categories: Regional

Secretaria de Políticas Públicas lança projeto em parceria com a Apae

A Secretaria de Políticas Públicas de Santa Cruz do Sul firmou ontem um termo de colaboração com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) para a criação do programa Centro-Dia. A atividade se constitui em um serviço de proteção especial destinado ao atendimento de pessoas com deficiência e seus familiares. A parceria é válida até novembro de 2022, com investimento mensal de R$ 60,5 mil. A iniciativa vai atender, inicialmente, 60 pessoas, entre 18 e 59 anos, durante dez horas por dia. O local de funcionamento é o antigo Centro Ocupacional de Deficientes de Santa Cruz do Sul (Codesc), na Rua Tiradentes, 210. No ano que vem, haverá a transferência para um espaço na estrutura do Ginásio Poliesportivo. Caso seja necessário um volume superior a 60 vagas, a Prefeitura vai disponibilizar R$ 1,2 mil a cada pessoa acrescida ao programa.

Para a secretária de Políticas Públicas, Guiomar Rossini Machado, o programa Centro-Dia tem como propósito oferecer atenção integral a pessoas com deficiência, na faixa etária de 18 a 59 anos, e que necessitam de cuidados durante o dia para poder realizar atividades básicas. Ao mesmo tempo, o serviço serve de apoio às famílias, ajudando-as na diminuição do estresse decorrente dos cuidados prolongados com o paciente. Enquanto permanecerem no antigo Codesc, os usuários terão acesso a tecnologias e serviços que proporcionem autonomia e participarão de atividades sociais e oficinas diversas, que incentivem a convivência em grupo e o fortalecimento das relações sociais. Eles também terão acesso a benefícios e programas de transferência de renda. Já aqueles que tenham condições de aprendizado terão oportunidades para a realização de cursos profissionalizantes para futura inserção no mundo do trabalho.

A secretária ressalta que o serviço ofertado era suficiente, mas sem ser adequado a todas as necessidades. “Vamos auxiliar as famílias diariamente, por meio de um atendimento qualificado prestado pela Apae.” As inscrições para participar do Centro-Dia deverão ser feitas nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) de Santa Cruz do Sul. Oficinas de arte, música, dança, esporte e capoeira estão entre as atividades inclusivas.

Publicidade

A presidente da Apae, Miriam Inês Gressler, ressalta o papel importante da instituição no atendimento de pessoas deficientes como foco na educação, saúde e assistência. São 390 atendidos em Santa Cruz do Sul. Para o Centro-Dia, a Apae fará um trabalho diferenciado, com outros funcionários. A equipe técnica é formada por coordenador, assistente social, psicólogo, pedagogo, terapeuta ocupacional, dez monitores, educador físico, auxiliar de serviços gerais, cozinheira, motorista e auxiliar administrativo. Durante o ano, o único recesso será nos dias 24 e 25 de dezembro, para as comemorações natalinas.

Demanda da população

A promotora Nádia Baron Ricachenevsky explica que o serviço era uma demanda da população. O Ministério Público presta apoio por meio do Núcleo de Assessoramento Técnico (NAT), composto por toda a rede de saúde e assistência social municipal. “Ao longo do acompanhamento de casos individuais de pessoas com deficiência, entre 18 e 59 anos, percebemos que era necessário caminhar para essa extensão no atendimento, com dez horas diárias”, destacou. “É um trabalho qualificado, direcionado e moderno.”

Publicidade

Funcionamento

O Centro-Dia vai funcionar no mesmo prédio onde atuava o Codesc, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, durante todo o ano, conforme o calendário da Apae e o plano de atendimento individual e familiar. Frequentadores do turno da manhã poderão almoçar no local antes de ir para casa e os que ingressarem no turno da tarde poderão fazer a refeição antes de iniciarem as atividades. Enquanto permanecerem na instituição, os usuários terão acesso a tecnologias e serviços que proporcionem autonomia e participarão de atividades sociais e oficinas diversas, que incentivem a convivência em grupo e o fortalecimento das relações sociais.

LEIA MAIS: Projeto oferece materiais ortopédicos para a comunidade de Santa Cruz

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.