Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Melhorias

Secretaria de Políticas Públicas lança projeto em parceria com a Apae

Foto: João Cleber Caramez

A Secretaria de Políticas Públicas de Santa Cruz do Sul firmou ontem um termo de colaboração com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) para a criação do programa Centro-Dia. A atividade se constitui em um serviço de proteção especial destinado ao atendimento de pessoas com deficiência e seus familiares. A parceria é válida até novembro de 2022, com investimento mensal de R$ 60,5 mil. A iniciativa vai atender, inicialmente, 60 pessoas, entre 18 e 59 anos, durante dez horas por dia. O local de funcionamento é o antigo Centro Ocupacional de Deficientes de Santa Cruz do Sul (Codesc), na Rua Tiradentes, 210. No ano que vem, haverá a transferência para um espaço na estrutura do Ginásio Poliesportivo. Caso seja necessário um volume superior a 60 vagas, a Prefeitura vai disponibilizar R$ 1,2 mil a cada pessoa acrescida ao programa.

Para a secretária de Políticas Públicas, Guiomar Rossini Machado, o programa Centro-Dia tem como propósito oferecer atenção integral a pessoas com deficiência, na faixa etária de 18 a 59 anos, e que necessitam de cuidados durante o dia para poder realizar atividades básicas. Ao mesmo tempo, o serviço serve de apoio às famílias, ajudando-as na diminuição do estresse decorrente dos cuidados prolongados com o paciente. Enquanto permanecerem no antigo Codesc, os usuários terão acesso a tecnologias e serviços que proporcionem autonomia e participarão de atividades sociais e oficinas diversas, que incentivem a convivência em grupo e o fortalecimento das relações sociais. Eles também terão acesso a benefícios e programas de transferência de renda. Já aqueles que tenham condições de aprendizado terão oportunidades para a realização de cursos profissionalizantes para futura inserção no mundo do trabalho.

A secretária ressalta que o serviço ofertado era suficiente, mas sem ser adequado a todas as necessidades. “Vamos auxiliar as famílias diariamente, por meio de um atendimento qualificado prestado pela Apae.” As inscrições para participar do Centro-Dia deverão ser feitas nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) de Santa Cruz do Sul. Oficinas de arte, música, dança, esporte e capoeira estão entre as atividades inclusivas.

Publicidade

A presidente da Apae, Miriam Inês Gressler, ressalta o papel importante da instituição no atendimento de pessoas deficientes como foco na educação, saúde e assistência. São 390 atendidos em Santa Cruz do Sul. Para o Centro-Dia, a Apae fará um trabalho diferenciado, com outros funcionários. A equipe técnica é formada por coordenador, assistente social, psicólogo, pedagogo, terapeuta ocupacional, dez monitores, educador físico, auxiliar de serviços gerais, cozinheira, motorista e auxiliar administrativo. Durante o ano, o único recesso será nos dias 24 e 25 de dezembro, para as comemorações natalinas.

Demanda da população

A promotora Nádia Baron Ricachenevsky explica que o serviço era uma demanda da população. O Ministério Público presta apoio por meio do Núcleo de Assessoramento Técnico (NAT), composto por toda a rede de saúde e assistência social municipal. “Ao longo do acompanhamento de casos individuais de pessoas com deficiência, entre 18 e 59 anos, percebemos que era necessário caminhar para essa extensão no atendimento, com dez horas diárias”, destacou. “É um trabalho qualificado, direcionado e moderno.”

Publicidade

Funcionamento

O Centro-Dia vai funcionar no mesmo prédio onde atuava o Codesc, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, durante todo o ano, conforme o calendário da Apae e o plano de atendimento individual e familiar. Frequentadores do turno da manhã poderão almoçar no local antes de ir para casa e os que ingressarem no turno da tarde poderão fazer a refeição antes de iniciarem as atividades. Enquanto permanecerem na instituição, os usuários terão acesso a tecnologias e serviços que proporcionem autonomia e participarão de atividades sociais e oficinas diversas, que incentivem a convivência em grupo e o fortalecimento das relações sociais.

LEIA MAIS: Projeto oferece materiais ortopédicos para a comunidade de Santa Cruz

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.