A Prefeitura de Santa Cruz do Sul está adquirindo materiais para substituir os passadores de fauna do município. Serão colocados equipamentos de melhor qualidade, substituindo os atuais, feitos com cordas sintéticas e mangueiras, por novos de cabos de aço e madeira ecológica, que oferecem muito mais durabilidade.
Na última semana, uma leitora entrou em contato com a redação do Portal Gaz para relatar que o passador da Avenida Léo Kraether, em frente ao campo de golfe arrebentou. Segundo ela, via muitos animais cruzarem a via pelo equipamento e agora teme que sejam atropelados. Esse é um dos que vão ser substituídos, conforme informações repassadas pela Prefeitura. Ainda de acordo com o Município, a maior parte do material para as trocas já foi entregue, faltando apenas a madeira ecológica.
LEIA MAIS: Prefeitura instala passador de fauna no Acesso Grasel
Publicidade
“Nós temos a intenção de substituir os passadores de fauna localizados na Avenida Léo Kraether, na Rua Benno Kist e na Melvin Jones”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Jaques Eisenberger. A substituição deve ocorrer em pelo menos outros três pontos do município e vai ter duração de até dez dias. Esse prazo, conforme o secretário, pode se estender dependendo do clima. “Após a substituição dos passadores, a intenção é realizar um monitoramento mais efetivo da utilização. A ideia é comprar máquinas fotográficas que monitorem a movimentação, para identificar a rota dos bandos de macacos pregos que habitam a região”, explica Eisenberger.
Jaques salienta a importância destes equipamentos. “Os passadores sejam eles aéreos ou subterrâneos tem por finalidade, justamente, minimizar o atropelamento de animais. A ação é associada a outras estruturas como placas de sinalização e limitadores de velocidade”, finalizou.
*Colaboraram Felipe Kroth e Rosemar Santos
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Dias de calor intenso exigem maior cuidado com os animais
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade