Regional

Secretaria de Meio Ambiente de Venâncio Aires investiga morte de peixes em arroio

A Secretaria de Meio Ambiente (Semma) de Venâncio Aires averiguou a morte de dezenas de peixes no Arroio Sampaio, no interior do município. A ação foi realizada na manhã dessa terça-feira, 3. A suspeita é de que esterco suíno, oriundo de criação comercial, tenha causado a mortandade dos animais. De acordo com a fiscal ambiental da Semma, Clarissa Sthal Gomes, a localidade faz divisa com Santa Clara do Sul sendo possível que a infração tenha sido cometida no município vizinho.

LEIA TAMBÉM: Corpo estranho em embalagens de alimentos: o que fazer?

A contaminação de cursos d’água é um crime ambiental passível de responsabilização civil e penal, e por se tratar de curso hídrico que circunda dois municípios, a denúncia também foi encaminhada para a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

Publicidade

Ainda conforme a fiscal, não é possível precisar a quantidade de peixes mortos. Isso porque a suspeita é de que o caso tenha acontecido há mais dias em razão do avançado estado de decomposição. “Não podemos constatar quantos morreram pela contaminação, mas é possível que chegue na casa da centena.”

O secretário de Meio Ambiente, Nilson Lehmen, destacou a importância dos produtores rurais terem cuidado com o manuseio deste tipo de resíduo. “Precisamos redobrar a atenção para que não ocorra casos como o de hoje. A prefeitura está sempre ativa e atuante para orientar os cidadãos sobre a melhor conduta no descarte dos resíduos. A secretaria está sempre aberta para a orientação educativa.”

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.