A secretária da Educação do Rio Grande do Sul, Raquel Teixeira, visitou nessa quarta-feira, 26, a região. Acompanhada do titular da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, ela foi a escolas cujos projetos educacionais apresentam bons resultados. Além disso, verificou como está decorrendo a implantação do Novo Ensino Médio nos educandários do Vale do Rio Pardo. À tarde, concedeu entrevista coletiva e falou sobre o andamento de obras.
LEIA MAIS: Secretária de Educação confirma conclusão de obra da José Mânica até metade do ano que vem
Segundo ela, desde que assumiu o cargo, no fim de março do ano passado, tinha a intenção de visitar as 30 coordenadorias regionais para entender as realidades vividas por cada uma delas e também o cenário da educação no Estado. O primeiro ponto que chamou sua atenção foi a qualificação das equipes que integram as coordenadorias regionais. “Pela primeira vez na história nós temos coordenadores que não foram indicações políticas. Eles passaram por um processo seletivo e foram escolhidos por seus conhecimentos na área”, afirma.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Prefeita de Santa Cruz inaugura ampliação e melhorias na Escola Dom Pedro II
Raquel elogiou também a formação dos professores. “Eu conheço bem o sistema educacional de Goiás, Brasília e São Paulo. Com isso, digo com muita tranquilidade que os professores mais qualificados que encontrei foram os daqui.”
Apesar disso, percebeu também sentimentos de desamparo e frustração em alguns profissionais da educação. Isso ocorre, conforme Raquel, devido às grandes mudanças da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da reforma do Ensino Médio. A partir da alteração, algumas disciplinas deixam de existir por si só e passam a integrar uma das quatro áreas do conhecimento. Além disso, os alunos passam a aprender sobre as habilidades socioemocionais, conhecidas como “soft skills”.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Escola Nossa Senhora da Esperança inaugura rádio escolar
Para dar conta de toda essa nova base curricular sobre a qual precisam lecionar, a secretária da Educação enfatiza que os professores precisam passar por uma formação continuada e entender que não serão mais responsáveis por ensinar somente a disciplina para a qual se formaram, como Matemática, Língua Portuguesa, História ou Geografia, mas sim diversos outros conteúdos nas escolas. A Secretaria da Educação investiu na criação de um centro de desenvolvimento em Porto Alegre e também paga um auxílio para os profissionais interessados.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!