No decorrer da última semana foram aplicadas em Sobradinho as provas do programa de correção de fluxo, “Acelera Brasil”, que foram encaminhadas pelo Instituto Ayrton Senna-SP, nas disciplinas de Ciências, Língua Portuguesa, Redação e Matemática e foram aplicadas nas turmas das escolas municipais de Ensino Fundamental, Borges de Medeiros (Bairro Maieron) e Espirito Santo (Bairro Medianeira), as quais atendem, nos referidos programas, alunos do 2º ao 5º ano, de toda a rede municipal de ensino.
De acordo com supervisora Maria Inez Nunes Ruoso as avaliações do programa “Se Liga” já estão no município e serão aplicadas no decorrer do mês de Junho, após a conclusão da primeira fase do conteúdo programático deste.
Em Sobradinho, por intermédio dos Programas “Se Liga” e “Acelera Brasil” atualmente estão sendo atendidos, em média, cinquenta alunos, que frequentam classes regulares, das sete escolas de Ensino Fundamental de Sobradinho. O objetivo desses programas é a alfabetização, aceleração e correção de distorções idade/série, de alunos matriculados na primeira fase do Ensino Fundamental.
Conforme a coordenadora municipal do “Se Liga e Acelera Brasil” Zaíra Polhmann Moreira, os alunos que integram esses programas são avaliados durante o processo de aprendizagem, por meio de provas elaboradas e encaminhadas pelo Instituto Ayrton Senna-São Paulo. A avaliação tem como base as matrizes de competências e habilidades e os objetivos são diagnosticar obstáculos na aprendizagem, para a tomada de decisões em equipe, estimulando um processo reflexivo e de autocritica, de todos os profissionais envolvidos.
A secretária de Educação, Sonia Souza, destaca que as avaliações são ótimas ferramentas, que auxiliam a melhora gradativa da gestão de ensino/ aprendizagem, fornecendo o diagnóstico necessário para o planejamento de ações que visem à correção de distorções de idade/série.