Educação

Secretária de Educação confirma que obra no Mânica “está encaminhada para começar”

Durante entrevista nesta segunda-feira, 16, à Rádio Gazeta e à Gazeta do Sul, a secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira, afirmou que a obra do novo prédio da Escola José Mânica, aguardada há mais de uma década, “está encaminhada para começar”. Ela garantiu que a construção irá começar no primeiro semestre.

Localizado no Bairro Esmeralda, o Mânica convive com severas limitações de infraestrutura desde que o antigo prédio principal foi interditado, em 2012. A partir de então, a maior parte dos estudantes – atualmente, em torno de 430 – passaram a ser atendidos em salas de aula modulares, concebidas como uma saída provisória e que, com o prazo de validade já esgotado, demandam reparos com frequência.

LEIA MAIS: Estado descumpre a decisão judicial sobre início da obra na Escola José Mânica

Publicidade

A isso, se somam outros problemas, como falta de uma quadra coberta – o que exige com que a Educação Física tenha que ocorrer dentro das salas em dias de chuva – e ausência de estruturas adequadas para cozinha, biblioteca e laboratório de informática, por exemplo.

Em outubro, a Cerâmica Taquari Construções LTDA, de Bento Gonçalves, venceu a licitação para realizar a obra, com uma proposta de R$ 4,3 milhões. O projeto prevê dois pavimentos com 10 salas de aula, sanitários, laboratórios, cozinha e refeitórios, além de ambientes para os setores administrativos, em um total de 1,5 mil metros quadrados.

Raquel disse que a obra do Mânica está entre as “dívidas antigas” do Estado com a área da educação, mas alegou que as melhoradas escolas devem ser aceleradas a partir de agora com a criação da subsecretaria de Obras Escolas. “Tenho bastante confiança de que as questões de infraestrutura serão resolvidas pela nova estrutura do Estado”, disse.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber