Com a grande adesão ao Programa Municipal de Incentivo à Implantação de Cisternas, a Secretaria de Agricultura de Santa Cruz do Sul (Seagri) planeja ampliar o número de reservatórios que serão distribuídos. O projeto previa, inicialmente, disponibilizar 60 cisternas para produtores rurais inscritos, mediante análise de pré-requisitos divulgados em edital. Entretanto, nessa quarta-feira, 2, o número de interessados cadastrados já era de 61 nomes, faltando ainda 16 dias para o final do prazo de inscrições.
Santa Cruz do Sul decretou situação de emergência no dia 7 de janeiro, devido à estiagem que assola a região. Dentre as medidas estabelecidas pela Administração Municipal para mitigar o problema, foi instituído o Programa de Implantação de Cisternas. O titular da pasta, Hardi Lúcio Panke, ficou feliz com a procura pelo projeto. Ele enfatizou a sensibilidade da gestão Helena Hermany e Elstor Desbessell ao perceber a necessidade dos produtores rurais.
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Cada cisterna terá capacidade para armazenar 10 mil litros de água. Em contrapartida, o produtor deverá arcar com o equipamento de filtragem e os custos da instalação e do sistema de captação da chuva. “Esse programa é um grande investimento, que vai representar menos caminhões-pipa contratados, menos combustível gasto e menos horas extras no atendimento às propriedades que têm sofrido com a falta de água”, avalia Panke.
Conforme o secretário, as cisternas serão uma forma definitiva de armazenamento de água nas propriedades rurais. Ele enfatizou a qualidade do material que será adquirido e anunciou que já conta com o aval de Helena Hermany para ampliar o programa para além das 60 inscrições. “A prefeita nos deu carta branca para continuar”, revelou. Apesar de ainda não ter definido a quantidade de cisternas adicionais ao plano inicial, Panke afirmou que a Seagri fará o possível para atender todas as inscrições que receber. “A escolha de fazer este programa foi uma decisão muito sábia”, declarou.
As inscrições devem ser realizadas presencialmente na Seagri, de segunda à sexta-feira, das 8 horas às 16 horas, até o dia 18 de fevereiro. No ato, o produtor rural deverá apresentar comprovante de propriedade do imóvel localizado no município, bloco de produtor rural com inscrição no município, declaração de que reside na propriedade e de que tem na atividade agropecuária a principal fonte de renda, comprovante de que está em dia com a Fazenda Municipal, documento de identificação com foto e CPF. O edital está no site da Prefeitura.
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