Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PREVENÇÃO

Secretaria de Agricultura vacina rebanho contra brucelose bovina

Foto: Jaime Fredrich

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através do Programa Municipal de Incentivo à Vacinação contra a Brucelose Bovina, realiza desde dezembro do ano passado a aplicação da vacina pelo interior do município. A iniciativa, pioneira no Estado, tem como objetivo a vacinação de terneiras de 3 a 8 meses, numa ação da Secretaria de Agricultura (Seagri) e do curso de Medicina Veterinária da Unisc, com o apoio da Inspetoria Veterinária e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário.

Nessa terça-feira, 14, uma equipe esteve na localidade de Linha Justo Rangel, na propriedade da produtora rural Marlene Peiter. “Muito bom este benefício, porque, se tivesse que pagar, é muito caro. Já é a terceira vez que o pessoal vem nos atender, e é muito importante para evitar doenças”, disse Marlene.

Marlene Peiter, à esquerda, uma das beneficiada pelo programa | Foto: Jaime Fredrich

LEIA TAMBÉM: Rio Grande do Sul é reconhecido pelo Chile como zona livre de aftosa sem vacinação

Publicidade

O secretário de Agricultura, Decio Hochsheidt, e o diretor de Fomento da Agricultura, Delcio Keller, acompanharam a ação. “Através dessa parceria, conseguimos dar essa assistência aos nossos agricultores, porque a sanidade dos animais é indispensável para que os pequenos produtores possam ter mais uma fonte de renda”, declarou.

Com o trabalho, a Prefeitura busca aumentar a cobertura vacinal contra a brucelose bovina no município, e contribuir para o desenvolvimento da cadeia produtiva da bovinocultura de leite e corte. De acordo com o médico veterinário da Seagri, Emilio Henrique Hoeltgebaum, pelo programa, que se estende até junho deste ano, mais de 200 terneiras devem ser imunizadas. “Nosso programa serve de modelo para outros municípios, contribuindo para que o Estado atinja uma cobertura ainda maior”, avaliou.

LEIA TAMBÉM: Estudo com 400 propriedades avalia biosseguridade de rebanho bovino gaúcho

Publicidade

A doença

A brucelose é uma doença grave, contagiosa e crônica, causada por bactérias que podem contagiar bovinos, equinos, suínos, caprinos e cães, além de humanos. Os principais sintomas são aborto espontâneo, retenção de placenta, artrite, inflamação nos testículos, baixa fertilidade em fêmeas e esterilidade nos machos. Já em pessoas, ela causa febre constante, cansaço, fraqueza, dores nas articulações e no corpo, feridas na pele e dor de cabeça.

As melhores formas de evitar a doença é consumindo leite pasteurizado e alimentos de origem animal inspecionados. Além disso, recomenda-se testagem do rebanho ao menos uma vez ao ano; aquisição de animais testados; vacinação de terneiras entre 3 e 8 meses; não manusear material de aborto sem proteção; e enterrar fetos e placentas.

LEIA MAIS: RS agora é oficialmente zona livre da febre aftosa

Publicidade

Como solicitar a vacinação

Produtores que possuem terneiras e que ainda não receberam a vacina, devem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura pelo telefone (51) 3711-9334 ou na Rua Tenente Coronel Brito, 176. Para participar, é preciso registrar os animais na Inspetoria Veterinária (declaração de nascimento) e levar os documentos até a secretaria. Lá, os interessados devem fazer o preenchimento da ficha de inscrição e obter o boleto para pagamento da vacina (R$ 10,41 por terneira). Após a quitação, a Secretaria de Agricultura agendará os atendimentos.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.