Buscando a adequação dos números de cartões do Sistema Único de Saúde (SUS) à realidade da população do município, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde, está trabalhando na reorganização dos cadastros dos munícipes. Através de um sistema informatizado estão sendo reestruturados os registros de novos cartões, as transferências e as atualizações dos mesmos.
O processo iniciou a partir da constatação da disparidade entre o número de habitantes do município e de cartões emitidos. Atualmente Santa Cruz possui mais de 160 mil cartões SUS para uma população estimada em 125 mil. “Essa diferença nos mostrou a necessidade de registrar o serviço de uma forma organizada, pois o sistema é imprescindível para verificar todas as informações do paciente e o seu acesso à rede de atendimento no município”, explica o secretário da pasta, Henrique Hermany.
Visando a população do município, o número ideal de cartões SUS seria em torno de 100 mil. Segundo a coordenadora do processo, Soraia Abdala, a diferença dos números se dá em função das falhas que o cadastro adotado anteriormente permitia. “Muitas pessoas possuem dois ou mais números de cartão pois em muitos casos como de perda ou troca de cidade, foram gerados novos números ao invés da emissão de uma segunda via e a realização de transferência”. As demandas de atualização surgem, principalmente, quando o usuário acessa algum serviço da rede.
Publicidade
Nesta atualização estão sendo respeitadas as regras impostas pelo Sistema Único de Saúde, buscando a racionalização dos gastos públicos. O novo processo de confecção ou atualização do cartão SUS exige carteira de identidade, CPF e comprovante de residência, que pode ser de luz, água ou a folha resumo do Cadastro Único, no nome do usuário, ou outro documento oficial que comprove o domicílio em Santa Cruz. Nos casos de recém-nascidos é exigido a certidão de nascimento e o CPF para a confecção do cartão, além de comprovante de endereço da mãe ou do pai.
O Secretário de Saúde ainda destaca que cada município possui recurso específico para atender a sua população em atenção básica. “Com a informatização e o modelo de gestão qualificada, garantimos que os recursos próprios do município serão distribuídos entre os Santa-cruzenses, conforme prevê a legislação, por isso é importante que as pessoas tenham o cartão do seu município”.
Publicidade