Esta semana novos servidores foram nomeados para exercer a função de cadastradores imobiliários na Secretaria da Fazenda. O grupo é formado por quatro cadastradores e substituirá os contratos emergenciais que estavam em vigor até então. O cargo de cadastrador é uma inovação na estrutura da pasta da Fazenda e foi incluído pela necessidade que a Secretaria detém em atualizar constantemente o cadastro municipal para poder apurar com precisão a base de cálculo de todos os tributos municipais.
Segundo a secretária Fabiana Keller, a maior queixa de todos os municípios brasileiros, quando se trata de arrecadação, é a desatualização do cadastro municipal “Com essa nomeação, pensamos em resolver o problema pela raiz, deixando uma herança positiva para os próximos governos que não terão que enfrentar as mesmas dificuldades que encontramos com um cadastro municipal totalmente desestruturado”, ressalta.
Fabiana acrescenta que a prática de capacitação é pouco adotada nas administrações públicas, que devem primar pela eficiência e proporcionar treinamento aos novos concursados. “É dever do gestor preparar os recém-chegados. Basta um bom planejamento e organização”, conclui a secretária. Os novos servidores capacitados para a função de agentes de cadastro são Deise Haas, José Rodolfo Battisti Ritter dos Santos, Ângela Roberta Bencke e Bárbara Marlice Eckert.
Publicidade