Assinatura ocorreu em Porto Alegre
O secretário estadual da Agricultura, Claudio Fioreze, e o prefeito de Passa Sete, Vanderlei Batista, assinaram nesta segunda-feira (12) documento que permite ao município receber R$ 70 mil para correção de acidez no solo. Quarenta e quatro produtores, a maioria de leite e frutas, serão beneficiados com 15 toneladas cada.
A verba é oriunda de votação da Consulta Popular e será utilizada pela prefeitura, localizada na região Centro Serra, na aplicação de calcário em propriedades. A medida complementa outras duas ações semelhantes, uma municipal e outra estadual. Ambas já haviam contemplado mais de cem produtores. Na cidade, existem 1,3 mil propriedades.
O Programa Estadual de Correção da Acidez do Solo, coordenado pela Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), tem a meta de chegar a mais de cem municípios, atingindo mais de 10,5 mil pequenos agricultores. Só com o produto, estimam-se ganhos de produtividade que variam de pelo menos 25% a 100%. Pastagens naturais combinadas com introdução de forrageiras de maior potencialidade podem elevar ainda mais a produção numa mesma área.
O coordenador regional da Seapa na região, Carlos Carniel (Pelé), diz que muitas propriedades da agricultura familiares têm carência de solo e produtores descapitalizados para adquirir o calcário e que o apoio do Estado, em parceria com os municípios, facilita a aquisição do insumo e qualifica o trabalho na zona rural e leva mais renda ao produtor.