Rio Pardo

Secretaria concede certificação de Ponto de Cultura a solar

O Solar do Almirante, de Rio Pardo, obteve a certificação de Ponto de Cultura, concedida pela Secretaria da Cultura do Estado (Sedac), por meio do Sistema Estadual de Cultura, com a chancela do Comitê Gestor da Política Estadual de Cultura Viva. O reconhecimento é dado a locais que desenvolvem e articulam atividades culturais na comunidade e contribuem para o acesso, a proteção e a promoção dos direitos, da cidadania e da diversidade cultural, a partir dos critérios da lei que instituiu a Política Estadual da Cultura Viva.

A certificação terá vigência de três anos e foi obtida a partir da inscrição no Cadastro da Política Estadual Cultura Viva, após a Sedac lançar o edital de chamada pública. Desde o fim de 2019, a Associação de Amigos do Solar do Almirante Alexandrino (Aasa) possui a cessão de uso provisória do imóvel concedida pela Superintendência do Patrimônio Histórico da União. O objetivo do grupo é unir forças para viabilizar o restauro e evitar o desabamento da edificação mais antiga da cidade de Rio Pardo, construída em 1790, que há mais de três anos estava com as portas fechadas por causa da precariedade da estrutura.

LEIA TAMBÉM: Vera Cruz adia desfile de Natal previsto para este domingo

Publicidade

A presidente da Aasa, Patrícia Boeira da Fontoura, explica que a obtenção do certificado de Ponto de Cultura, além do reconhecimento do Estado, torna o Solar do Almirante referência cultural no Rio Grande do Sul. “E a certificação ajuda a pontuar em editais”, complementa.

Patrícia elaborou um relatório sobre as atividades culturais já desenvolvidas na edificação, encaminhado para obter a certificação. Entre as ações está a participação na Noite dos Museus; a exposição de objetos e documentos doados pelos descendentes do Almirante Alexandrino de Alencar; a exposição do artista plástico Ulisses Andrade; o 1º Encontro Literário; duas edições do Sarau Cantante; o roteiro a pé pelos pontos turísticos da cidade, com circuito de palestras, organizado em parceria com outras instituições; o 1º Carnaval de Marchinhas e a exposição de arte cristã com a iconógrafa Dione Piccini.

Em novembro também ocorreu no Solar do Almirante o evento Contação de Histórias, alusivo ao mês da Consciência Negra, para crianças que frequentam o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Central e o Projeto AABB Comunidade. A atividade contou com a parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Palco Cultural. Para o mês de dezembro, a Aasa organiza a iluminação do Solar, com o propósito de embelezar a cidade para o Natal.

Publicidade

Melhoria no prédio

A Aasa mantém os esforços pela preservação do Solar do Almirante, tombado pelo patrimônio histórico estadual. A presidente Patrícia Boeira da Fontoura explica que desde a cessão de uso provisória do imóvel houve intervenções emergenciais, como reparos no telhado e pintura externa. Para o plano de recuperação, conforme Patrícia, há o apoio do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e de produtores culturais que auxiliam a associação no acesso aos editais.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.