A Secretaria de Saúde (Sesa) de Santa Cruz do Sul divulgou nessa semana um relatório com avanços contabilizados nos últimos 60 dias. No período, 37.617 atendimentos médicos foram realizados somente nas unidades básicas (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF). Todas as unidades contam com médico na equipe, e algumas delas estão com mais de um profissional para atender a população.
Para situações pontuais, como na ESF Esmeralda e na ESF Viver Bem, onde pacientes aguardavam um longo tempo para as consultas, a Sesa organizou mutirões no turno da noite a fim de agilizar os atendimentos. Somente na ESF Esmeralda, em dois dias de trabalho, as 80 pessoas que estavam agendadas foram atendidas.
Com essa e outras medidas, o tempo de espera para consultas na atenção básica vem reduzindo significativamente e hoje é de menos de 30 dias. “O ideal é que se procure o posto e se marque a consulta para a mesma semana. Estamos trabalhando para diminuir esse passivo. Hoje estamos com o quadro completo de médicos, o que foi um grande avanço”, avaliou o secretário municipal de Saúde, Fabiano Dupont.
LEIA TAMBÉM: Fila para intervenções na área de traumatologia ultrapassa mil pessoas na região
Publicidade
Nos últimos meses, foram repostos técnicos de enfermagem e serventes nas equipes de unidades onde havia falta desses profissionais. A reposição foi necessária devido ao término dos contratos.
Outras melhorias na rede de atenção básica estão em andamento, como a retomada da reforma da UBS Avenida, que deverá estar concluída em cerca de 40 dias. A qualificação dos serviços inclui também ações bem mais simples, como o retorno da antiga caixinha de sugestões para que a população possa colaborar, deixando sugestões, elogios e reclamações.
Recentemente também foi criada a ronda nos postos, com o objetivo de dar mais suporte à coordenação da atenção básica, verificar demandas de infraestrutura e equipamentos, além de ouvir equipes de trabalho e usuários. Nessa mesma linha, a gestão municipal intensificou o diálogo com enfermeiros, tecnicos de enfermagem, dentistas e demais categorias, a fim de ouvir reivindicações.
LEIA TAMBÉM: Obras do novo prédio da ESF Gaspar Bartholomay estão 40,14% concluídas
Publicidade
A Sesa está providenciando ainda a implantação de fraldários nas unidades de saúde, a fim de atender pais com crianças de colo. Atualmente duas unidades possuem o espaço, e outras cinco terão em breve as instalações. O planejamento é prover 100% dos postos em Santa Cruz.
Na avaliação da prefeita Helena Hermany, 2024 começa com avanços na saúde, área que recebe um olhar prioritário do governo. “A população merece um atendimento de qualidade, e ele precisa começar lá na ponta, na unidade de saúde e na atenção básica. Por isso a importância dessas ações”, ressalta.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙