A prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, assinou nesta segunda-feira, 6, o decreto nº 2.573, que determina Situação de Emergência no município, por causa da estiagem. Nas últimas semanas, Defesa Civil municipal, secretarias, Emater e Afubra atuaram no levantamento de dados para dimensionar os prejuízos causados pela falta de chuva. Segundo parecer técnico, os prejuízos afetam todas as localidades do município e por isso a decisão pelo decreto de Situação de Emergência.
LEIA MAIS: Municípios declaram situação de emergência por causa da falta de chuva
Nas lavouras, conforme relatório da Emater e da Secretaria de Agricultura, as perdas são significativas na produção de milho, soja, feijão, tabaco e pastagens. Ainda de acordo com o relatório, as perdas das safras de culturas e atividades agropecuárias estão estimadas em mais de R$ 35 milhões. “Mesmo que chova nos próximos dias, a produção não poderá mais ser recuperada”, afirmou a prefeita.
Publicidade
O município já iniciou racionamento, com o abastecimento sendo interrompido em determinados períodos. A prefeitura também tenta conscientizar a população para evitar desperdício. A administração abastece propriedades com água para consumo animal numa quantia de aproximadamente 30 mil litros semanais e ainda tem recebido muitos pedidos.