Cultura e Lazer

Sebum vai fechar as portas em Santa Cruz após 30 anos

Há três décadas, Sueli Nascimento acreditava que faltava um local em Santa Cruz do Sul que colocasse à disposição da população opções mais acessíveis em literatura e que também tivesse obras raras. Foi então que surgiu o Sebum, um estabelecimento que guarda atualmente um acervo com cerca de 2 mil itens, entre livros de gêneros diversos, revistas, gibis, discos de vinil, CDs, DVDs e livros didáticos. 

Em 1993, após anos dedicados à contabilidade, Sueli se aposentou e decidiu abrir o sebo em junho de 1995, inicialmente na Rua Ramiro Barcelos, ao lado da Gazeta do Sul. Após dois anos, o estabelecimento foi realocado na Galeria Green Center, onde se encontra até hoje. Foi então que ela e a família começaram a busca por livros, gibis e raridades literárias e em revistas que nem circulavam mais, para que fossem colocados à venda no sebo.

LEIA TAMBÉM: Sebos democratizam acesso à leitura em Santa Cruz

Publicidade

Sueli conta que começou mais com a oferta de gibis, mas hoje as vendas concentram-se especialmente em livros. “A maior procura é por livros espíritas e romances de banca”, afirma. Após tantos anos, a vendedora garantiu muitos clientes em Santa Cruz e em outras cidades da região. Além das vendas, as trocas fazem parte de seus negócios. Os produtos são avaliados e se transformam em vales que devem ser gastos na loja.

Apesar dessa tradição construída ao longo de décadas de trabalho, o Sebum fechará as portas no fim de dezembro. Aos 76 anos, ela lamenta ter que deixar o lugar onde conquistou muitos amigos, mas optou por cuidar da saúde e ficar mais perto da família. “Tem pessoas que vêm todo mês, compram, tomam um chimarrão e conversam. Eu vou sentir falta, mas a gente tem que pensar também na saúde”, diz.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz terá Noite Poética na Antiga Estação Férrea

Publicidade

Alguns clientes já dizem estar tristes pela saída de Sueli, mas ela ressalta que vai lembrar sempre com carinho do seu mundo das letras. “O Sebum sempre será uma riqueza para mim”, salienta.

Ponto à venda

Apesar de estar se aposentando do comércio, Sueli quer repassar o sebo para outra pessoa. Por isso, colocou à venda o ponto com todo o estoque e móveis. “É uma empresa que fatura, as vendas dos livros sempre me deram um bom dinheiro. Se alguém quiser comprar, vai valer muito a pena”, enfatiza. Para mais informações sobre a venda do Sebum, o telefone para contato é o 3715-8281.

COLUNA SOCIAL: Ike+: “Show de comemoração dos 80 anos do Demônios da Garoa”

Publicidade

Caso Sueli não consiga transferir o ponto, pretende realizar uma liquidação do estoque e o restante levar para casa, onde colocará em sua biblioteca particular. 

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Lavignea Witt

Me chamo Lavignea Witt, tenho 25 anos e sou natural de Santiago, mas moro atualmente em Santa Cruz do Sul. Sou jornalista formada pela Universidade Franciscana (UFN), pós-graduada em Jornalismo Digital e repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações.

Share
Published by
Lavignea Witt

This website uses cookies.