Categories: Regional

Sebrae capacita docentes para o Programa Jovens Empreendedores

Professores das escolas da rede municipal de ensino, indicados para participar do Programa Jovens Empreendedores, parceria da prefeitura com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), estão participando no decorrer desta semana de uma capacitação, no miniauditório da Secretaria Municipal de Educação (SEE).

Pela primeira vez, o programa, que visa fomentar o empreendedorismo entre os jovens estudantes, acontece em Santa Cruz do Sul. No Estado já existe há cinco anos e sua aplicação prática acontece por meio da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).

Cerca de cem alunos das turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas Cardeal Leme, Menino Deus, José Leopoldo Rauber e Frederico Assmann irão desenvolver até o final do ano letivo atividades com base em quatro temas transversais: cultura da cooperação, cultura da inovação, ecossustentabilidade e ética, e cidadania.

Publicidade

Nesta segunda-feira, 5, os docentes conheceram mais sobre a fundamentação teórica do programa, com a instrutora consultora do Sebrae, Josemary Almeida. Durante os encontros, os professores aprenderão a fazer a ligação dos temas relacionados ao empreendedorismo com os conteúdos do currículo escolar. Para que eles possam atuar como multiplicadores, não poderão ter nenhuma falta. “É necessário cem por cento de presença, do contrário, os professores não estarão habilitados a repassar adiante a metodologia”, disse ela.

Josemary ressalta que o JEPP é desafiador e que, durante o programa, os jovens aprenderão sobre empreendedorismo através de múltiplas vivências. “Serão trabalhados temas bem bacanas como ética, cidadania, sustentabilidade, a cultura da cooperação, da inovação, tudo de forma transversal e sempre fazendo o link com conteúdos como matemática, português e outros”, explicou. Ela destaca que a essência do método é aprender fazendo e não entregar pronto para o aluno. “São eles que terão as ideias e os professores conduzirão junto as atividades”.

A diretora da Emef Menino Deus, Leila Berlt, convidada a participar, acredita que o programa será uma grande oportunidade para dar uma “chacoalhada” na gurizada, para que aprendam a pensar e encarar desafios. “A internet, se por um lado é uma coisa boa, por outro, acabou deixando crianças e jovens menos ativos. O empreendedorismo vai tirá-los dessa zona de conforto, não é só para abrir um negócio, é para a vida”.             

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.