Categories: Geral

Sebrae abre inscrições para bolsistas em Santa Cruz

Santa Cruz do Sul é uma das seis cidades gaúchas que receberá a seleção de candidatos para bolsas do Projeto Agente Local de Inovação (ALI). As inscrições vão até o dia 2 de março e o processo seletivo acontece, além de Santa Cruz, em Porto Alegre, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Pelotas e Erechim.

As 75 vagas serão distribuídas nas seis regiões em que ocorrem as seleções, de acordo com a área de interesse dos candidatos. O processo seletivo para a bolsa de inovação é realizado pelo Sebrae RS e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“Por meio de orientação proativa e especializada, o projeto será um facilitador da gestão da inovação nos pequenos negócios selecionados, além de ser uma oportunidade para profissionais atuarem como agentes locais de inovação”, explicou a gestora de projetos do Sebrae RS, Michele Ballejos Seleri.

Publicidade

As inscrições podem ser feitas pelo site www.egaion.com.br, na página “Seleções”, SEBRAE – Processo Seletivo de Bolsistas – CNPq e Sebrae RS – 01/2020. Para participar, é preciso ter formação universitária, com a graduação completa e diploma reconhecido pelo Ministério da Educação, sendo bacharelado ou tecnólogo, concluída a partir de 2011.

LEIA TAMBÉM: Projeto ensina empreendedorismo a alunos de escolas municipais

Os cursos de graduação contemplados abrangem diversas áreas de conhecimento. O candidato ainda precisará comprovar experiência de, no mínimo, seis meses como profissional de nível superior, atuando em atividades relacionadas a pequenos negócios, gestão de empresas ou tecnologia e inovação.

Publicidade

A recomendação é de que os interessados acessem o edital 01 do processo seletivo, onde constam todas as informações sobre as vagas, requisitos exigidos, procedimentos para inscrição, cronograma e etapas da seleção. Os 75 aprovados para Capacitação Básica terão uma remuneração de R$ 2 mil, pelo período de um mês, a contar da convocação, prevista para maio.

Os 50 candidatos com melhor desempenho serão indicados para atuação imediata, com remuneração de R$ 4 mil por dois anos, após a capacitação. Já os demais farão parte do cadastro reserva. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo site www.egaion.com.br/faleconosco.

Entre as atividades dos profissionais bolsistas estão elencadas: acompanhar, no mínimo, 30 empresas em cada ciclo do projeto, realizar diagnósticos, devolutivas e planos de ação; mensurar indicadores mensalmente; elaborar relatórios; realizar apresentações e dinâmica de grupo; contribuir para a elaboração e aplicação das ferramentas da metodologia de inovação nas empresas acompanhadas; realizar visitas técnicas periódicas nas empresas, produzir artigos e estudos de caso, entre outras atividades.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Rio Grande do Sul tem 2,4 milhões de empreendedores

Projeto abre portas

A administradora de empresas Virginia Luiza Alves foi procurar no Projeto ALI novas experiências, trabalhar com gestão e inovação e flexibilidade. Ela integrou o projeto de 2017 a 2019 e saiu dele com muito mais do que isso. “Profissionalmente, o projeto abre muitas portas porque a gente visita empresas, conhece empresários e diversas finalidades de empresas. Estudamos e aprendemos muito nesse período, trocando experiências com os colegas e com os consultores. Em resumo, ele abre portas. Minha ideia era continuar trabalhando com consultoria, mas hoje eu consegui uma vaga em uma multinacional, resultado dessa experiência”, comentou a administradora.

Com informações da assessoria de comunicação do Sebrae.

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.