De 7 a 10 de outubro, os cursos de Comunicação & Criatividade, bem como o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), da Universidade de Santa Cruz do Sul, promoverão a XXIX Semana Acadêmica – Seacom – e o III Colóquio de Comunicação e Inovação para o Desenvolvimento.
Este ano, o evento abordará o tema “Comunicação e a Emergência Climática”, tendo como principal objetivo criar um ambiente de formação e debate em volta da importância da área profissional da comunicação diante da gestão de eventos climáticos, reconstrução de regiões afetadas e prevenção. Considerando a necessidade de discussão a respeito do assunto, que faz parte da subárea acadêmica de Comunicação e Desenvolvimento, serão debatidos aspectos como inovação das práticas, da tecnologia e de novos formatos de comunicação midiática.
LEIA TAMBÉM: Mudanças climáticas podem aumentar preços de alimentos
Para a coordenadora dos cursos de Comunicação & Criatividade, Patrícia Regina Schuster, trata-se de um momento de suma relevância, seja para os acadêmicos, seja para a comunidade em geral. “É nestas situações que temos a oportunidade de abordar, tanto do ponto de vista teórico, quanto prático, uma questão que se coloca tão imperiosa como esta, que envolve a comunicação e o clima. Olharemos para isso com o fôlego e o estofo intelectual que a temática exige”, alertou.
Já a coordenadora do PPGDR, Cidonea Machado Deponti destacou que “a parceria do Programa com o curso já é de longa data e que este tipo de evento aproxima a graduação da pós-graduação e a universidade com a sociedade como um todo. Nossa participação e apoio reforçam o compromisso de nosso Programa com a sustentabilidade e a justiça social. O PPGDR lançou um manifesto em maio deste ano se solidarizando com a comunidade regional, que enfrentou a catástrofe climática, e nele também se comprometeu com diversas ações. Este evento contribuirá com a construção das interfaces necessárias para viabilizar ações e reflexões sobre o tema”.
Confira a programação completa abaixo:
- 7 de outubro – Sala 101 – Campus Unisc Santa Cruz do Sul
- 19 horas – Abertura do III Colóquio de Comunicação e Inovação para o Desenvolvimento
- Rafael Frederico Henn – Reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul
- Cidonea Machado Deponti – Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional – UNISC
- Patrícia Regina Schuster – Coordenadora dos Cursos de Comunicação Social e Design – UNISC
- 19h30 – Painel de Abertura – Emergência Climática e Comunicação
- Márcia Franz Amaral – Pesquisadora de Cobertura de Catástrofes – UFSM
- Markus Erwin Brose – Pesquisador de Crise Ambiental – UNISC
- Mediação: Ângela C. T. Felippi – UNISC
- 8 de outubro – Sala 101 – Campus Unisc Santa Cruz do Sul
- 19 horas – Painel – Gestão de Crise de Comunicação em Catástrofe Ambiental
- Carlos Ismael Moreira – Coordenador de Comunicação do Gabinete de Crise do Governo do RS
- Carine Ferreira Nied – Comunicadora Sanitarista do SUS
- Juliano Hennemann – Presidente do Sinapro-RS
- Felipe Menezes – Criador do Meu Lar de Volta
- Mediação: Grazielle B. Brandt – UNISC
- 9 de outubro – Sala 101 – Campus Unisc Santa Cruz do Sul
- 19 horas – Painel – Comunicação Ambiental após a Catástrofe Ambiental
- Filipe Speck – Co-fundador da Matinal
- Lu Gastal – Produtora de Conteúdo Digital.
- Renata Padilha – Ambientalista da Eco pelo Clima
- Nathália Lauxen – Repórter do SBTRS – Vale do Taquari
- Mediação: Patrícia R. Schuster – UNISC
- 10 de outubro – Auditório Bloco 19 – Campus Unisc Santa Cruz do Sul
- 13º edição – Mostra em Cartaz
LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Carina WeberCarina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.