Após assumir o comando da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, Francisco Carlos Smidt (PSDB), o Carlão, realizou a primeira reunião com os secretários municipais na manhã desta terça-feira, 22, no Palacinho. De acordo com Carlão, o encontro foi positivo e contou com diversas resoluções sobre projetos importantes que ainda devem ser encaminhados à Câmara de Vereadores.
O prefeito, eleito em votação indireta na sessão extraordinária da Câmara nessa segunda-feira, 21, após o falecimento do então líder do Executivo, Telmo Kirst, falou em entrevista à Rádio Gazeta na manhã desta terça-feira, sobre os principais temas abordados na reunião com o secretariado. Entre eles, o índice de reajuste do IPTU, que havia sido definido em 4,77%, calculado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O decreto, no entanto, ainda precisava ser assinado pelo prefeito Telmo.
LEIA MAIS: IPTU e orçamento de 2021 estão nas mãos de Carlão
Publicidade
Os vereadores defendiam o congelamento do IPTU, em virtude da dificuldade econômica atual provocada pela pandemia. Carlão assegurou que, se não for possível o reajuste zero, o índice será menor do que o proposto, de 4,77%. “Nós conversamos com a assessoria jurídica, procuramos pegar subsídios no sentido de congelar o IPTU, mas tivemos posicionamentos não muito favoráveis dos órgãos que assessoram a Prefeitura e isso poderia configurar renúncia de receita”, explicou.
De acordo com o prefeito, ainda não há um novo índice para calcular o reajuste do IPTU, mas ele garantiu que, em conjunto com as equipes jurídicas e econômicas, irá procurar um índice ainda melhor, em benefício da comunidade santa-cruzense. “A comunidade sabe, nós sempre procuramos pautar a nossa conduta pela transparência e pela seriedade.”
LEIA MAIS: Francisco Carlos Smidt, o Carlão, assume Prefeitura de Santa Cruz
Publicidade
Desconto à vista
O prefeito de Santa Cruz, Francisco Carlos Smidt, falou também sobre o desconto concedido aos moradores que pagam o IPTU à vista. Conforme ele, o decreto anterior, de reajuste de 4,77%, calculado pelo INPC, também previa uma alteração no desconto do pagamento à vista: de 6% para 3%.
“Nós pretendemos voltar àqueles 6% de desconto. Tem ainda aquelas pessoas que podem receber mais 3% por pagamento em dia, o que, somado, já dá 9% e é bastante interessante,”, concluiu.
LEIA MAIS: Contribuintes de Santa Cruz podem ter até 12% de desconto no IPTU; veja como
Publicidade