O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, conversou com o secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, na tarde desta segunda-feira, 19, sobre ações contra a criminalidade que tiveram êxito na capital fluminense. O encontro, no gabinete de Beltrame, foi mais uma iniciativa do novo secretário de Segurança do Rio Grande do Sul em busca de políticas públicas bem-sucedidas em todo o Brasil que possam ser adequadas à realidade gaúcha. Participou também o chefe da Casa Militar do governo do RS, coronel Everton Oltramari.
Para Schirmer, é imprescindível que as melhores ações na área da Segurança Pública executadas no país sirvam de modelo para o Estado. “Queremos colher experiências exitosas para que possamos enfrentar os desafios no Rio Grande do Sul, adaptando-as da melhor forma às nossas necessidades. Pretendemos estabelecer um novo padrão de gestão e planejamento para a Secretaria de Segurança Pública”, afirmou o secretário.
A utilização de recursos tecnológicos no combate à criminalidade também foi abordada no encontro. Beltrame apresentou a Schirmer o Centro de Comando e Controle do Rio de Janeiro e as atividades desenvolvidas no local. “Possuímos uma estrutura de grande qualidade, semelhante à do Rio, e pretendemos explorar ao máximo o seu potencial. Não só os cariocas, mas outros estados, como Pernambuco e Paraná, também possuem projetos bem- sucedidos, que podemos utilizar como referência. O importante é somar a expertise gaúcha no enfrentamento à criminalidade com aquilo que há de melhor no Brasil e em outros países”, ressaltou Schirmer.
Publicidade
Encontro nacional
Nos dias 6 e 7 de outubro, o Rio Grande do Sul sediará o Encontro do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp). A reunião ordinária terá a presença de gestores de todos os estados brasileiros para um debate sobre o atual cenário do setor em âmbito nacional. A flexibilização das leis penais, o uso da tecnologia na Segurança Pública, a integração entre União, estados e municípios e o Estatuto do Desarmamento estarão entre os temas a serem debatidos.
Publicidade
This website uses cookies.