Saúde e Bem-estar

Saúde volta a fazer alerta quanto à baixa procura pela vacina em Santa Cruz

A cobertura da vacina bivalente contra a Covid-19 avança lentamente em Santa Cruz do Sul. Mesmo disponível para toda a população com 18 anos ou mais desde o último dia 6, a procura pelo imunizante é baixa e pouco mais de 9 mil pessoas receberam a aplicação no município até o momento, em um total possível de mais de 100 mil. Mesmo com esse cenário, o coronavírus permanece controlado e os casos ativos são 83, de acordo com o último boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica.

LEIA MAIS: Governo estadual amplia aplicação da vacina bivalente para público acima de 18 anos

Neste ano, Santa Cruz do Sul registra até o momento 2.589 casos confirmados da doença, dos quais sete resultaram em óbito. O primeiro boletim, publicado no dia 4 de janeiro, mostrava 46.218 positivos, 45.440 recuperados e 409 mortes, enquanto o dessa terça-feira, 16, apresentou 48.807 pacientes positivos, 48.309 recuperados e 416 óbitos. Há ainda duas pessoas internadas nos hospitais, um santa-cruzense e um encaminhado de outro município, além de 83 pessoas em tratamento domiciliar.

Publicidade

Ainda sobre doses em atraso, Santa Cruz do Sul tem uma grande parcela de moradores que interromperam o esquema vacinal em algum momento. São 8.057 com a segunda dose em atraso, 40.569 com o primeiro reforço expirado e 27.784 com o segundo reforço pendente. No total, são 76.410 vacinas que já poderiam ter sido aplicadas e não foram porque as pessoas não procuraram as unidades de saúde.

LEIA TAMBÉM: Secretaria da Saúde faz alerta sobre importância da vacinação contra a Covid-19

“Os dados demonstram que, apesar de a procura pelas vacinas não ser a ideal neste momento, estamos bem colocados no ranking vacinal entre os municípios gaúchos”, avalia o vice-prefeito e secretário de Saúde, Elstor Desbessell. Santa Cruz tem a 14ª maior população do Rio Grande do Sul e é o 13º município que mais imunizou. Ele ressalta as diversas campanhas de conscientização organizadas pela pasta e a disponibilização de doses durante eventos. “Consideramos ser de fundamental importância aumentar nosso índice vacinal para garantir a saúde coletiva. Queremos que toda a população esteja protegida, e o principal escudo neste momento é a vacinação.”

Publicidade

Em relação à vacina bivalente, trata-se de uma versão atualizada do imunizante utilizado na campanha iniciada em 2021 (monovalente). Ela foi elaborada com base na cepa original do coronavírus (o Sars-CoV-2) e na variante Ômicron, a de maior circulação atualmente. Para receber essa dose, a pessoa precisa ter pelo menos o esquema básico (primeira e segunda doses ou dose única) concluído e ter recebido a última aplicação há, pelo menos, quatro meses. É possível receber a aplicação de qualquer dose contra a Covid-19 e a vacina contra a gripe juntas.

LEIA TAMBÉM: Vacina da gripe é liberada para toda população acima de 6 meses de idade; saiba onde se imunizar

O coordenador do Programa Municipal de Imunizações, Roger Rodrigues Peres, confirma a baixa procura pela bivalente, mas ressalta que não se trata de um problema local, e sim nacional. “Acreditamos que o desinteresse da população influencia na busca pela dose, por achar que com as doses anteriores já existe proteção e o vírus não circula mais, não infecta ou não causa adoecimento grave, o que é um erro.”

Publicidade

Vacina contra a gripe

Desde a última segunda-feira, todas as pessoas acima dos 6 meses de idade podem receber a imunização contra a gripe gratuitamente em Santa Cruz. Para isso, basta comparecer a qualquer posto de saúde da zona urbana ou rural munido da carteira de vacinação e um documento oficial com foto. O vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Elstor Desbessell, informou que o número de atendimentos na rede de atenção básica em razão da gripe tem sido maior que os motivados pela Covid-19. Portanto, ele pede que a população se vacine o quanto antes, sobretudo as crianças.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.