Com o intuito de levar atendimento médico e odontológico para comunidades do interior, localizadas em áreas muito distantes das sedes e, portanto, não atendidas pelos serviços básicos de saúde do município, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) vai colocar em operação o chamado Ônibus da Saúde. A iniciativa terá início em 17 de março na localidade de Paredão São Pedro, distrito de Alto Paredão.
LEIA MAIS: O que você precisa saber sobre as mudanças da Saúde em Santa Cruz; veja mapa
Uma vez por mês, o ônibus percorrerá as comunidades mais distantes e que fazem parte do território das Estratégias de Saúde da Família (ESF’s). O objetivo é atender, principalmente, as populações com maior dificuldade de acesso por falta de transporte e as que ficam mais distantes das unidades de saúde. O programa será coordenado pela diretora de Ações e Programas da Sesa, enfermeira Clarissa Gohlke.
Publicidade
Segundo o secretário da pasta, Régis de Oliveira Júnior, ampliar o acesso aos serviços de saúde da rede público é o foco da ação. “Muitas pessoas não conseguem agendar consultas por falta de sinal de celular ou por morar em localidades que só permitem acesso via ônibus escolar. Com essa iniciativa, queremos levar o atendimento, principalmente, a agricultores, idosos, pessoas com deficiência mental, problemas de mobilidade e famílias com crianças, facilitando o acesso deles a nossa rede de saúde”, disse.
O cronograma com as datas e os respectivos locais onde o ônibus ficará estacionado ainda serão divulgados. Também a forma de agendamento das consultas médicas e odontológicas está em definição pela Secretaria Municipal de Saúde. Serão contemplados usuários das localidades de Paredão São Pedro (ESF Alto Paredão), Linha Nova (ESF Boa Vista), Linha Chaves, Alto Chaves, Linha Arroio do Leite e Linha Arroio do Tigre (ESF Pedro Egler), Cerro Alegre Baixo e Capela dos Cunha (ESF Progresso).
Para entrar em operação, um ônibus próprio da prefeitura passou por readequação e recebeu melhorias estruturais. Foram adquiridos equipamentos e mobiliário e o veículo foi adesivado para melhor identificação dos usuários.
Publicidade