A partir do dia 02 de março, os usuários do Sistema Único de Saúde do município que necessitam marcar exame e/ou consulta com médicos especialistas poderão realizar o agendamento diretamente nas unidades básicas de saúde, não sendo mais necessário o deslocamento até a Central de Marcação. O objetivo da mudança é descentralizar as atividades e reduzir as filas na antiga CASA ao vincular o paciente às unidades localizadas no seu bairro.
Pelo novo sistema de agendamento, o usuário deverá comparecer ao posto de saúde mais próximo da sua residência, onde será preenchido o documento de referência e contra-referência, que ficará disponível no sistema informatizado. A Central de Marcação visualiza a solicitação e realiza o agendamento conforme a fila. Uma vez autorizado o procedimento, a equipe da unidade básica de saúde emite o comprovante da marcação, que deve ser retirado pelo paciente na respectiva unidade.
Conforme observa o secretário de Saúde, Carlos Behm, a ação contribuirá para qualificar o atendimento prestado à população, propiciando maior conforto aos usuários, que não mais precisarão se deslocar do seu bairro para o recebimento da autorização. Ele salienta que o município possui 14 unidades com Estratégia de Saúde da Família e 09 unidades no modelo tradicional, sendo que todas estão informatizadas e operando com o novo método de agendamento. “Todas as equipes foram treinadas para a utilização do sistema e possuem os equipamentos necessários para o pleno funcionamento do mesmo”, destaca Behm.
Publicidade
Os usuários estão sendo informados sobre a descentralização através de cartazes nas unidades, na farmácia municipal, na central de marcação, grupos de educação em saúde e também visitas domiciliares realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde.
This website uses cookies.