Os veículos da Secretaria de Saúde de Vera Cruz rodam, em média, 300 quilômetros por dia. O cálculo é do coordenador de logística da pasta, Jackson Jacobsen. Conforme ele, são cinco ambulâncias, dois micro-ônibus, uma van e mais nove carros leves que fazem o deslocamento dos pacientes para mais de 20 municípios do Estado.
A secretária de Saúde, Clair Tornquist, explica que, em média, são transportadas 1.750 pessoas por mês para serviços de referência em saúde nos municípios de Santa Cruz do Sul (Monte Alverne), Porto Alegre, Rio Pardo, Candelária, Cachoeira do Sul, Santa Maria, Faxinal do Soturno, Canoas, Novo Hamburgo, Lajeado e até Pelotas, entre outros.
Jacobsen afirma que a demanda aumentou expressivamente desde outubro do ano passado. “Especialistas já indicam que a tendência para 2022 é de uma demanda ainda maior. A razão é o atraso nos atendimentos eletivos nos grandes hospitais, que devem passar a atender em finais de semana e à noite com mutirões para colocar em dia esses procedimentos reprimidos”, acrescenta.
Publicidade
Além dos veículos que fazem o deslocamento dos pacientes para os serviços de referência, a secretaria dispõe de outros sete carros, que são utilizados pelas equipes, entre eles dois novos Onix que chegaram em novembro e são utilizados pela Redução de Danos e pela Vigilância Sanitária. Assim, liberam outros veículos para que cada Estratégia de Saúde da Família (ESF) tenha um veículo próprio para atender às necessidades internas das unidades.
LEIA TAMBÉM: Saúde em Casa deve retornar em 2022
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade