O secretário municipal de Saúde Régis de Oliveira Júnior reúne-se nesta terça-feira, 14, com o comandante do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB), o coronel Christian Augusto dos Santos Cravo. O encontro está marcado para as 14 horas e deve selar uma parceria para combater os focos do mosquito transmissor da dengue em Santa Cruz do Sul.
Conforme o secretário, a ação inicial será implantada nos bairros Arroio Grande, Santo Inácio e Universitário, onde foram registrados casos da doença no município. Segundo ele, será criado um mutirão de limpeza para eliminar lixões e espaços com objetos abandonados.
LEIA MAIS: Saiba quais são os sintomas da dengue
Publicidade
Além da medida, o Palacinho deverá reeditar um decreto de 2016, quando o prefeito Telmo Kirst (PP) ordenou que propriedades fechadas poderiam ser visitadas pelas equipes da saúde. O decreto deve ser assinado até sexta-feira e poderá potencializar o trabalho que será feito com a ajuda do Exército.
Nove casos notificados até o momento
Até a última sexta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde contabilizava nove notificações de dengue em Santa Cruz. Conforme a pasta, são oito casos suspeitos, com análises de sangue coletadas e encaminhadas ao Laboratório Central (Lacen), em Porto Alegre. Destes testes, quatro deram positivo, dois foram descartados e dois aguardam pelos resultados. O primeiro caso foi notificado por laboratório particular e ainda não está sendo contabilizado pelo Município.
Publicidade
Os pacientes são, uma mulher, moradora do Bairro Santo Inácio, um menino de 7 anos que esteve internado e sua irmã de 14 anos, ambos moradores do bairro Arroio Grande e um homem, de 47 anos, o primeiro confirmado, morador do Centro. Todos já estão em casa e passam bem.
LEIA MAIS: Novos casos de dengue são confirmados e a situação é de alerta
Publicidade