Saúde registra aumento nos casos de doenças ligadas ao clima em Santa Cruz

Com a chegada do outono, que tem trazido baixas temperaturas, e a volta ao convívio “normal” pós-pandemia, a procura de atendimentos por síndromes respiratórias, que são mais comuns neste período do ano, tem aumentado nos hospitais.

A secretária municipal de Saúde, Daniela Dumke, atribui a elevação a um conjunto de causas. “Após o período pandêmico, as pessoas estão convivendo mais e talvez estejam menos atentas aos cuidados e precauções, que eram comuns à época. Outro elemento é a própria questão climática. A demanda aumentou tanto para os adultos quanto para as crianças”, afirma. Outro ponto citado por Daniela é que as pessoas têm procurado mais os serviços de atendimento, o que na pandemia não acontecia com recorrência.

De acordo com dados dos plantões do Hospital Santa Cruz, em março deste ano foram registradas 906 consultas de pacientes com sintomas respiratórios. Em abril, o número aumentou para 1.372. Neste mês, foram 538 atendimentos com os mesmos sintomas até o dia 10. A procura é considerada acima do normal.

Publicidade

No Hospital Ana Nery, a procura na porta de entrada ocorre por diversos motivos. Porém, o que tem sobressaído nos últimos meses são sintomas referentes a dor, tosse, febre e doenças de causa viral.

No caso das crianças, não é diferente. O comparativo do número de atendimentos no primeiro quadrimestre de 2021 e deste ano apresenta um aumento de 133,34% na procura pelo Cemai.

Maior demanda

Neste mês, até quarta-feira, 11, já foram registrados 1.428 atendimentos. O Cemai está contando com reforço médico nos horários de maior demanda, das 17 às 22 horas. Além disso, reforça que é um plantão pediátrico municipal e somente serão atendidas as urgências/emergências de pacientes de outros municípios. O horário de atendimento a crianças no Hospitalzinho também foi ampliado, das 13 às 23 horas. De acordo com a secretária Daniela Dumke, a gestão municipal enfrenta dificuldades na contratação de médicos porque faltam profissionais na área. “A Prefeitura não tem medido esforços para contratar mais profissionais”, esclarece.

Publicidade

Dicas para evitar resfriados e gripes

  • Ter uma alimentação saudável
  • Praticar atividades físicas
  • Ter hábitos de higiene, como lavar as mãos com frequência e usar máscaras (quando com sintomas) e álcool em gel
  • Evitar locais úmidos e frios
  • Não compartilhar copos e talheres
  • Beber muita água

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Marcio Souza

Jornalista, formado pela Unisinos, com MBA em Marketing, Estratégia e Inovação, pela Uninter. Completo, em 31 de dezembro de 2023, 27 anos de comunicação em rádio, jornal, revista, internet, TV e assessoria de comunicação.

Share
Published by
Marcio Souza

This website uses cookies.